linkaki

Lula quis fazer espetáculo midiático para posar de vítima e exigiu ser algemado. Moro já sabia. Moro é mais esperto que Lula.


Astuto como uma cobra, o ex-presidente Lula identificou uma oportunidade ímpar de "capitalizar" uma peça de marketing, assim que recebeu os agentes da Polícia Federal em sua casa na última sexta-feria. Ciente sobre a natureza da intimação, Lula sabia que iria apenas prestar um depoimento e seria logo liberado. Foi quando o ex-presidente tentou uma jogada de marketing para cima do delegado: exigiu ser algemado para posar de vítima e sair triunfante no final da tarde da sede da Polícia Federal.


A informação foi confirmada pelo delegado da Polícia Federal, Luciano Flores, que conduziu o ex-presidente para prestar depoimento a investigadores da Operação Lava Jato. O juiz Sérgio Moro confirmou a tentativa do ex-presidente de "promover um espetáculo" e disse neste domingo que Lula disse que só sairia do apartamento algemado.

Bastante "paciente" o delegado o "convenceu" a atender a solicitação do Ministério Público Federal da forma mais discreta possível, visando evitar ser filmado ou fotografado durante a sua condução(justamente o que Lula queria).

Naquele momento, foi dito por ele [Lula] que não sairia daquele local, a menos que fosse algemado. Disse ainda que se eu quisesse colher as declarações dele, teria de ser ali” relatou Luciano Flores. O delegado afirmou que não seria possível fazer a oitiva ali por questões de segurança, e que havia um local preparado para o ato, no aeroporto de Congonhas".

Lula ligou para seu advogado para saber se tinha o "direito" de sair algemado, mas foi aconselhado a seguir instruções do delegado que cumpria o mandado. “Logo depois de ouvir as orientações do referido advogado, o ex-Presidente disse que iria trocar de roupa e que nos acompanharia para prestar as declarações”, relatou o delegado.


Ainda não é possível afirmar se Lula sabia da operação e havia tido a "ideia brilhante" com antecedência. Mas ao expedir os mandados de busca e apreensão da 24ª fase da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro fez questão de constar nas instruções sobre o cumprimento do mandado que “em hipótese alguma”, Lula deveria ser algemado ou filmado durante o processo. Moro é mais esperto que Lula.

Informe seu Email para receber notícias :