linkaki

Marcelo Madureira chama bolsonaristas de mocorongos



O humorista Marcelo Madureira, 60, integrante do Casseta & Planeta, não poupou críticas aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em artigo publicado na Folha neste final de semana.

Segundo Marcelo, que participou ativamente dos movimentos pró-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, "Um humorista não tem que se alinhar nem com a esquerda nem com a direita. O papel social dele é sacanear. Ele tem que sacanear os dois", disse o humorista que esteve presente em várias manifestações populares contra a corrupção aos gritos de "Fora Dilma, fora PT".

No artigo, o humorista expressa ainda um pouco de sua visão política, ao dizer que "Uma coisa é ser de direita. Outra, é ser liberal. Eu não sou conservador. Sou a favor da descriminalização do aborto, das drogas. Sou a favor do porte de armas. Acho que o cidadão tem que ser tratado como adulto. [O Estado] não tem que dizer o que você tem que fazer ou não. Só minimamente. Óbvio que você não pode matar o outro. Mas ele trata você como se fosse uma criança. E as pessoas gostam disso. Elas querem isso. É um atraso"

Segundo Marcelo, "Os bolsonaristas são aqueles mocorongos que têm uma visão muito rudimentar de tudo. E eles, no entanto, são uma força política hoje". Mas o [presidente Jair] Bolsonaro não foi eleito pelos bolsonaristas. Ele foi eleito por eles, mas muito mais pelos antilulistas e antipetistas", observa o humorista.

O termo 'mocorongo' usado pelo humorista para se referir aos bolsonaristas costuma ser usado para adjetivar indivíduos com comportamentos desajeitados, considerados estúpidos, bobos ou com um raciocínio lento.

Apesar das críticas, Marcelo torce para que o governo de Bolsonaro acerte "É óbvio que eu torço para o governo dar certo. Porque se não dá, quem se ferra somos nós. E esse aí tem grandes desafios pela frente. O problema maior do Brasil é o corporativismo. Tem que fazer uma reforma profunda do Estado, contrariar muitos interesses", diz o humorista, referido-se a um dos maiores desafios do novo governo e do Brasil.

Leia a entrevista completa Aqui

Informe seu Email para receber notícias :