linkaki

"Imbecil" e "Idiota". Globo colocou no ar indireta de Faustão supostamente endereçada a um presidente



A TV Globo colocou no ar neste domingo, 06, um trecho do programa Domingão do Faustão em que apresentador Fausto Silva, sem citar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, afirma que "O imbecil que está lá –e não devia estar– pode até ser honesto, mas é um idiota".

A notícia de que programa em comemoração de 30 anos de Domingão do Faustão que já tinha sido gravado em novembro circulou na internet, mas não minimizou o desconforto entre os apoiadores de Bolsonaro.

Faustão parecia falar sobre a necessidade de união dos brasileiros no sentido de cobrar das autoridades por melhores serviços em áreas como educação e saúde. O apresentador mencionou o fato dos brasileiros se unirem em ocasiões como o carnaval e a copa do mundo, dando a entender que os políticos conseguem dividir a população no que diz respeito aos interesses da sociedade.

“Na hora do Carnaval e da seleção, o brasileiro (e nós sabemos muito bem) é um povo que tem união, tem solidariedade, tem uma integração. Por que isso não acontece nas coisas sérias? Lutar por educação, saúde pública, contra a corrupção, contra a incompetência. que é uma forma de corrupção. O imbecil que está lá –e não devia estar– pode até ser honesto, mas é um idiota que está e está ferrando com todo mundo”, afirmou Faustão, supostamente se referindo ao presidente Jair Bolsonaro, eleito no 28 de outubro após vencer a eleição no segundo turno.

Esta informação deixou apoiadores de Bolsonaro bastante irritados, pois mesmo que o programa tenha sido gravado entre os dias 6 e 13 de novembro, as declarações de Fausto Silva deixaram dúvidas sobre a quem se referia como "imbecil" e "idiota".

O fato é que foi uma declaração bastante contundente, gravada previamente e que foi ao ar sem nenhuma edição. Diante da fala, é fácil concluir que a declaração de Faustão era endereçada ao presidente da República. Mas que presidente?

Como o programa foi ao ar no dia 06 de janeiro de 2019, as associações ao atual presidente foram praticamente automáticas. Há no entanto que se considerar a data da gravação e um trecho muito importante: "O imbecil que está lá". Caso o programa tenha sido mesmo gravado em novembro, quem ocupava a Presidência era Michel Temer.

Ainda considerando o cenário em que o programa teria sido gravado em novembro, outro trecho da fala de Faustão sugere que ele se referia mesmo a Temer, quando diz que "é um idiota que está e está ferrando com todo mundo”. Neste caso, não poderia estar se referindo a Bolsonaro, uma vez que, apesar de eleito, não havia sido ainda empossado, logo, virtualmente incapaz de "ferrar com todo mundo".

Caberá à própria Rede Globo e ao apresentador esclarecer os fatos. Se o programa foi gravado em novembro, dezembro ou janeiro e se Faustão se referia ao presidente Jair Bolsonaro ou ao então presidente Michel Temer.

Em todo caso, é fácil concluir que Faustão não se referia aos ex-presidentes Lula e Dilma. Estes sim ferraram com todo mundo.

Informe seu Email para receber notícias :