linkaki

Os nomes com mais chances de disputar o segundo turno das eleições



A nova rodada de pesquisas divulgada pela XP Investimentos revele algumas tendências bastante sólidas envolvendo os possíveis cenários da disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais. Ao longo das últimas 12 amostragens capturadas pela XP/Ipespe, os nomes de Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad vão se consolidando como possíveis adversários na disputa pelo Palácio do Planalto.

Segundo levantamento feito pelo Ipespe entre 6 e 8 de agosto, Bolsonaro tem oscilado 19% e 23% das intenções de voto, dependendo da simulação de primeiro turno observada. O movimento dentro da margem de erro, de até 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Alckmin e Haddad estão entre os candidatos que apresentaram maior oscilação positiva, enquanto Bolsonaro permanece na mesma margem de preferência já há alguns meses.

Entre os que menos oscilaram nas últimas rodadas de pesquisas, está Geraldo Alckmin, que se manteve no patamar de 10% de intenções de votos em todos os cenários. No início da rodada de pesquisas, Alckmin aparecia com 4%. O candidato terá quase a metade do tempo destinado a todos os adversários na propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.

Já o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, aparece como o principal herdeiro dos votos do ex-presidente Lula, que ainda lidera as pesquisas sempre que seu nome é inserido nas consultas.

Apesar do início da consolidação destes nomes, o número de indecisos ainda é alto, com cerca de 35% de indecisos. A pesquisa simulou alguns resultados de possíveis cenários para o segundo turno e revelou que a disputa ainda está embaralhada.

Jair Bolsonaro – 33%
Geraldo Alckmin – 33%

Jair Bolsonaro – 32%
Ciro Gomes – 30%

Jair Bolsonaro – 32%
Marina Silva – 38%

Geraldo Alckmin 33%
Ciro Gomes – 28%

Geraldo Alckmin 36%
Fernando Haddad 25%

Jair Bolsonaro – 37%
Fernando Haddad 29%


A pesquisa está
registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-08988/2018

Com informações do Infomoney

Informe seu Email para receber notícias :