linkaki

Lula se prepara para longa temporada na prisão. Pedido de esteira é sinal que o petista não tem esperança de sair da cadeia tão cedo



Aos poucos, o ex-presidente Lula vai se acostumando com sua vida na prisão. Por meio de sua defesa, o petista sinaliza que é cada vez mais remota a possibilidade de se ver livre da cadeia nos próximos meses. Não fosse isso, Lula não teria pedido uma esteira ergométrica e a instalação de um toldo na porta de sua 'sala' especial, onde se encontra preso desde o dia 07 de abril.

Ninguém que tem esperança de deixar um local qualquer pede adaptações ou itens de comodidade. A juíza federal Carolina Moura Lebbos foi bastante razoável ao autorizar  a instalação de uma esteira ergométrica para oferecer a Lula melhores condições de vida na prisão, em Curitiba.

Ao contrário de outros presos, que dispõem de local  para se exercitar nas celas ou nas áreas destinadas ao banho de sol, a área reservada a Lula é reduzida em relação aos demais presos, limitando a possibilidade de exercícios. Segundo a Veja, Lula é diabético e necessita de atividade física para manter a saúde.

As condições diferenciadas da carceragem de Lula se devem ao cargo que ele ocupou. De todo modo, qualquer cidadão detido em condições similares, como a restrição do espaço, teria condições de pleitear adaptações. Mas ao contrário do que muitos imaginam, os pedidos de melhoria nas condições de sua carceragem não são sinais de que Lula é folgado, mas que o petista já considera que vai passar um bom tempo preso.

De qualquer forma, Lula já está devidamente preso em Curitiba após ter sua condenação no processo do tríplex do Guarujá (SP) confirmada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Trata-se de um processo finalizado, onde dificilmente haverá alguma reversão em favor do condenado. A defesa de Lula já apresentou recursos contra a prisão do petista, mas todos já foram negados pelo STJ e pelo STF. Contar com a conivência de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli não adiantou nada ao petista, como já ficou comprovado. Dificilmente qualquer um destes ministros terá justificativas ou mesmo coragem de livrar Lula da cadeia, ou mesmo livrá-lo de algum processo das mãos de Moro. O petista tem poucos recursos pela frente. Lula segue preso. E conformado.

Informe seu Email para receber notícias :