linkaki

Joaquim Barbosa desiste de concorrer à Presidência nas próximas eleições



O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa acaba de anunciar sua desistência de disputar a Presidência da República nas eleições de outubro deste ano. O ex-ministro usou seu perfil no Twitter para anuncioar, na manhã desta terça-feira (8), que não pretende disputar as eleições.


"Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal", dizia o post. A decisão ocorre um mês após o ex-ministro do STF filiar-se ao PSB, no limite do prazo para poder disputar as eleições.

O ex-ministro aparecia bem posicionado na mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre 11 e 13 de abril. Mesmo não tendo sua candidatura definida, Barbosa tinha de 8% a 10% das intenções de voto, dependendo do cenário avaliado. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fora do pleito, ele ocupava a terceira posição, atrás apenas do deputado Jair Bolsonaro (PSL) e da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade). O desempenho provocou reações diversas e Barbosa passou a ser visto como "fato novo" da corrida eleitoral.

Informe seu Email para receber notícias :