linkaki

Embraer apresenta nos EUA seu revolucionário veículo aéreo elétrico para o Uber



Está explicado o interesse de grandes corporações internacionais pela fabricante de aviões brasileira Embraer, fundada em 1969. A empresa acaba de revelar um projeto ambicioso de um veículo elétrico de decolagem e pouso verticais a ser usado pela empresa Uber. A Embraer revelou nesta terça-feira pela primeira vez seu conceito para o projeto da Uber de lançar um veículo voador elétrico para transporte urbano até 2020, ou seja, daqui a apenas dois anos

A máquina foi apresentada em Los Angeles, nos Estados Unidos, durante o evento Uber Elevate 2018, o seminário do Uber para inovações em mobilidade urbana. O veículo conceito é conhecido pela sigla em inglês eVTOL.  O projeto foi desenvolvido pela Embraer X, divisão do fabricante brasileiro dedicada ao desenvolvimento de negócios inovadores.

O conceito da Embraer apresentado na Uber Elevate Summit 2018 é um veículo aéreo hibrido assemelha-se a um helicóptero mas, em vez de combustível fóssil, usa eletricidade. Além disso, no lugar de um único rotor no topo e outro menor na cauda, a aeronave para quatro passageiros e piloto tem dois conjuntos de quatro pequenos rotores acima da cabine e um rotor maior montado perpendicularmente na cauda, para dar propulsão na horizontal, com capacidade de decolar e pousar na vertical. O princípio é oferecer um veículo capaz de responder a necessidade de transporte rápido, com custo acessível e baixo impacto em termos de emissões de poluentes e ruído.

O conceito de eVTOL da Embraer X revelado é o resultado da extensa interação com potenciais passageiros urbanos de transporte aéreo, aliada a colaboração com várias empresas e instituições. "A mobilidade urbana está prestes a ser transformada e estamos determinados a ter um papel fundamental nesse importante mercado", disse o presidente-executivo da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, em comunicado à imprensa.


Informe seu Email para receber notícias :