linkaki

O pavor de Lula com acordo de delação de Palocci. "Se ele não fosse um ser humano, ele seria um simulador"



O ex-presidente Lula e seus subordinados estavam confiantes que o acordo de delação do ex-ministro Antonio Palocci jamais sairia do papel, assim como ocorre atualmente com o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, que teria delatado favores ao ministro do STF, Dias Toffoli.

Palocci também teria citado a Rede Globo, bancos e membros do Judiciário nos anexos de sua primeira tratativa visando a celebração de um acordo de delação com o Ministério Público Federal. Preso desde 2016, o ex-ministro petista não conseguiu avançar em seu promissor acordo, no qual fazia revelações estarrecedoras sobre Lula, Dilma, Guido Mantega e outros membros da cúpula do PT. Durante todo este tempo, surgiram suspeitas de que setores do MPF, capitaneados pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, teriam criado embaraços apenas para blindar gente poderosa e influente, como Dilma, ministros do STF e outras autoridades.

Diante da resistência de setores do MPF em celebrar um acordo de delação, Palocci resolveu adiantar alguns trechos durante seus depoimentos ao juiz federal Sérgio Moro. Em uma das ocisões, Palocci chegou a afirmar que suas revelações poderiam prolongar a Lava Jato por muito tempo depoimento Em um destes depoimentos, Palocci, afirmou que ele recebeu mais de 300 milhões de reais da Odebrecht em vantagens indevidas, e afirmou que a parte de Lula era de R$ 35 milhões. Cabia ao próprio Palocci, segundo admitiu Marcelo Odebrecht, administrar os fundos de Lula e do PT no banco de propina da empreiteira. Uma semana depois deste depoimento, Lula foi interrogado pelo juiz Sérgio Moro. Na ocasião, o ex-presidente afirmou que Palocci é um sujeito "simulador, frio e calculista".

"O Palocci, se ele não fosse um ser humano, ele seria um similador", disse o petista. "Ele é tão esperto que ele é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade", disse Lula a um estupefato Sérgio Moro. Intimamente, o magistrado conhecedor de coisas do arco da velha sobre o petista, deve ter se questionado se Lula estava mesmo se referindo a Palocci ou a ele mesmo.

Informe seu Email para receber notícias :