linkaki

Lula só sai da cadeia se ficar doente. Fora isso, não há qualquer possibilidade de liberdade antes de 6 anos, diz jurista



A possibilidade do ex-presidente Lula sair rapidamente da cadeia é praticamente descartada, diz um dos juristas consultados pela Folha. Segundo a publicação, a única hipótese do petista se ver livre da prisão é se ele ficar doente, a exemplo do que ocorreu com Paulo Maluf, o ex-governador de São Paulo.

Segundo a Folha, "As contas de criminalistas que têm familiaridade com o caso de Lula mostram que a pena total dele pode ser dura: seis anos em regime fechado, se consideradas apenas as possíveis condenações em processos que estão com o juiz Sergio Moro".

As contas levam em consideração apenas os casos da Lava Jato sob a jurisdição do juiz Sérgio Moro. Ainda segundo a publicação, "Lula será julgado em breve no caso do sítio de Atibaia e no do terreno do Instituto Lula. "Se as penas forem parecidas à primeira, de 12 anos e 1 mês, o petista somará cerca de 36 anos de prisão. E terá que cumprir um sexto dela em regime fechado", o que equivale a 6 anos, quando migraria para o regime semi-aberto e depois progrediria para o regime de prisão domiciliar, na melhor das hipóteses.

As penas para os dois casos na Lava Jato podem ser maiores. Considerando a gravidade dos crimes e a condenação anterior, o petista pode ser condenado a até 40 anos de prisão. Neste cenário, teria de cumprir ao menos 9 anos em regime fechado. O ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque, por exemplo, foi condenado pelo TRF-4 a  43 anos e nove meses de reclusão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Informe seu Email para receber notícias :