linkaki

Lula não elegeu nem seu filho vereador em São Bernardo quando estava solto, vai eleger quem da prisão?



Quando estava solto, o ex-presidente Lula não conseguiu eleger nem o próprio filho, Marcos Cláudio Lula da Silva, como vereador em em São Bernardo do Campo, berço político do petista. Na verdade, o PT passou pelo maior vexame durante as eleições municipais em 2016. Mesmo com o empenho frenético de Lula nos palanques pelo Brasil, o PT só conseguiu eleger um prefeito de capital, em Rio Branco, no Acre. Mesmo assim,  Marcus Alexandre (PT-AC), a primeira-dama, Gicélia Viana, chegaram a ser presos durante a Operação Buracos, deflagrada pela Polícia Federal poucos meses após a eleição. O casal foi detido sob a acusação de desvios de R$ 700 milhões em recursos públicos.

Mesmo com Lula solto e rouco de tanto gritar nos palanques, o PT perdeu mais da metade das prefeituras conquistadas quatro anos antes. No Estado de São Paulo, o partido perdeu 72 dos 8 municípios que comandava, incluindo uma derrota histórica de Haddad na capital logo no primeiro turno.

Mas de longe, a derrota mais humilhante de Lula foi não conseguir eleger o próprio filho no ABC Paulista, mesmo com o controle da CUT, a enorme quantidade de operários na região e o fato de morar em São Bernardo do Campo desde os anos 70.  Com apenas 1.504 votos, Marcos Cláudio Lula da Silva amargou a 58ª colocação. Isto com Lula solto.

A romaria de políticos que estão tentando visitar o petista na prisão em busca de votos em suas bases eleitorais pode não adiantar de nada. Se solto, Lula já não possuía mais seu poder mágico de transferência de votos, preso, o petista não poderá fazer nada pelos desesperados que estão indo a Curitiba beijar seus pés. 

Informe seu Email para receber notícias :