linkaki

A omissão da Globo sobre Golpe no STF para Livrar Lula - Fica cada vez mais claro o que está em jogo



A Rede Globo está se omitindo sobre um dos momentos mais dramáticos da história da República nos últimos anos, no caso do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal.

O assunto tem sido praticamente ignorado pelo jornalismo da emissora, que tem atuado de modo sutil na divulgação de argumentos 'do outro lado'. Em seus jornais, a Globo deu destaque ao manifesto entregue ao STF defendendo a derrubada do entendimento que prevê a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, levado pelos advogados de Lula.

O discurso da presidente do STF, Cármen Lúcia, no qual a ministra pede 'tolerância' à população, numa clara tentativa de justificar o golpe que será colocado em prática no Supremo nesta quarta-feira, também tem sido usado exaustivamente pela Rede Globo, sempre que o tema é abordado.

Ficou bastante claro também que as prisões determinadas pelo ministro Luis Roberto Barroso contra pessoas ligadas ao presidente Temer tinha o propósito claro de tirar o foco do julgamento do HC de Lula. Apesar de todos os detidos terem sido soltos e todos os esclarecimentos devidamente prestados novamente pelos envolvidos, a Globo tem dedicado a maior parte de seu jornalismo para repetir matérias ao longo de toda a semana. Este tema caiu como uma luva para 'tapar o buraco' da cobertura sobre o julgamento do século no STF.

O Golpe está em curso no Brasil e a Globo tem negligenciado o assunto de forma sistemática. É a mesma Rede Globo que patrocinou a conspiração de Joesley Batista, o dono da JBS e seu maior anunciante, com o ex-procurador-geral Rodrigo Janot, para pedir a renúncia do presidente Temer. A mesma Globo que chamou terroristas que incendiaram Brasília de manifestantes está omitindo as manifestações de populares contra o golpe em curso no STF. Nenhuma nota até o momento para a organização dos movimentos populares que devem ocupar ruas e praças de mais de 100 cidades do país nesta terça-feira. 

Informe seu Email para receber notícias :