linkaki

Lula já pegou fama de ladrão em todo o país. É um fato irreversível. Quem quiser se eleger pelo PT, terá que conviver com isso



Embora apareça nas pesquisas com cerca de 30% de intenções de votos, contra 16% do segundo colocado Jair Bolsonaro, o ex-presidente Lula está bem longe de alcançar este desempenho no universo total de eleitores. Lula tem 30% dos cerca de 39% dos entrevistados que informam sua preferência na pesquisa espontânea. Isto significa que o petista tem apenas 11,7% de intenções de votos num universo de mais de 155 milhões de eleitores.

Pulverizados por todo o país, o número daqueles que ainda se arriscam a manifestar preferência por um criminoso condenado que nem será candidato não interfere em nada no processo eleitoral, onde a maioria dos brasileiros nem se decidiu ainda em quem vão votar, mas sabem muito bem em quem não vão votar. Lula é uma destas figuras. Enquanto os poucos petistas que restaram não têm sequer coragem de pronunciar o nome do ex-presidente em locais públicos e vergonha de comparecer a atos organizados pelo partido, a maioria dos brasileiros não tem qualquer problema em chamar Lula de Ladrão. É assim que a maioria da população se refere ao petista, que está prestes a ir para a prisão.

Diante de um um estigma tão fortalecido, candidatos que se arriscarem a encarar um palanque nas próximas eleições fiando-se na remota popularidade de Lula podem ir se preparando para ouvir os gritos de "Lula ladrão".

Cerca de 81% da população acredita que Lula é merecedor dos processos que pesam contra ele na Justiça e mais de 72% defendem que ele deve ser encarcerado, embora apenas 54% acreditem que o petista será preso.

Outro dado importante diz respeito a estimativa de reação da população em caso de prisão do petista, réu seis vezes na Lava jato e condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro: Quase nenhum brasileiro pretende participar de qualquer ato em protesto contra a eventual prisão de Lula. O próprio petista e seus subordinados reconhecem que o poder de mobilização da militância do PT em todo o país foi reduzido a praticamente zero nos últimos meses. 

Informe seu Email para receber notícias :