linkaki

Lula faz qualquer negócio para se livrar da prisão. O petista sabe 'quem indicou' cada ministro do STF



Não é segredo para ninguém que o ex-presidente Lula está disposto a tudo para assegurar sua impunidade, após ter sido condenado em dupla jurisdição a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso relativo ao triplex no Guarujá.

O petista aposta todas suas fichas na pressão para conseguir o acolhimento de seu habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual pede para não ser preso. Lula, como ninguém, sabe o que levou cada ministro do Supremo ao seu cargo. O petista sabe quem indicou e este pode ser o caminho para complicar a vida de qualquer ministro.

Um simples cruzamento de ações no STF e os nomes dos respectivos ministros e seus 'pistolões' é o tipo de situação que qualquer um dos 11 integrantes da mais alta corte do país gostaria de evitar. Muitos dos intocáveis sequer foram juízes na vida antes de se sentar numa das mais cobiçadas cadeiras do Judiciário. Alguns sequer passaram em concursos para juízes, mas conseguiram deixar muitos juristas exemplares para trás, graças aos vínculos com gente poderosa e influente, como o ex-governador Sérgio Cabral, apontado como responsável pela indicação do ministro Roberto Barroso. Lula e Dilma indicaram a maioria dos ministros. Excetuando Dias Toffoli, que era um advogado do PT, os demais chegaram ao cargo por pressões e campanhas externas, como é o cado de Edson Fachin. que teria sido ciceroneado pelos executivos da JBS=Friboi.

O julgamento do HC de Lula está marcado para a próxima quarta-feira (4), em meio a forte pressão popular e até mesmo de setores da imprensa. Os ministros bem sabem que este não é o único problema de Lula com a Justiça. O petista é réu em outras seis ações penais e alvo de outros dois inquéritos criminais graves. Mas o fato de estar profundamente encrencado não impedirá Lula de fazer de tudo para se livrar da prisão. É possível que a defesa de Lula tenha colocado as cartas na mesa e deixado que os ministros se entendam sobre quem vai assumir o ônus de livrar o petista da prisão. Quem vai votar contra ou a favor do HC de Lula não importa, contando que garantam a maioria em favor do petista. Neste jogo de canalhas, a opinião da população é o que menos importa. É cada um tentando salvar o próprio rabo preso. 

Informe seu Email para receber notícias :