linkaki

Lula e o PT se recusam a reconhecer morte política. Repúdio popular atinge nível histórico



O ex-presidente Lula e os representantes do PT tem sido duramente hostilizados ao longo da caravana do petista pela região Sul do país ao longo dos últimos dias. O clima de hostilidades que suscita o nome do petista entre a população atingiu o nível máximo do repúdio popular na semana em que se encerrou a juridição do processo no TRF-4, no qual o petista foi formalmente condenado a mais de 12 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Para a maioria da sociedade, o Lugar de Lula agora é na cadeia, e não nos palanques. Mesmo com a requisição de esforço extraordinário de policiais e contratados terceirizados em sua segurança, o petista tem sido alvo de chuvas de ovos e gritos de ladrão em praticamente todos os lugares que tem passado nos últimos dias.

Mesmo diante do isolamento forçado da população, Lula disse nesta segunda-feira, que não respeita a decisão do TRF-4, e que agora, mais do que nunca, quer ser candidato à Presidência da República.

Em seminário sobre a integração latino-americana em Foz do Iguaçu, no Paraná, uma etapa de sua caravana pela Região Sul, Lula também afirmou que quer ver julgado o mérito de seu processo.

"Eu não respeito a decisão, porque se eu respeitar a decisão de uma mentira, a minha netinha, quando ela crescer, ela vai sentir vergonha do avô dela que foi covarde", disse Lula.

O petista parece viver num mundo de ilusão, conforme reconheceu recentemente um dirigente do PT. Como líder político, Lula se tornou inviável e sua presença no palanque de outros candidatos tem agora o potencial de destruir as chances de qualquer um de se eleger ou se reeleger. Sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo que consiga se safar da prisão, Lula já se tornou inelegível e dificilmente conseguirá registrar sua candidatura no TSE. O máximo que conseguirá, caso permaneça livre, será participar das campanhas eleitorais de outros candidatos. E é justamente ai que está o problema. Ninguém vai querer receber ovadas na cara por estar ao lado de Lula.

Informe seu Email para receber notícias :