linkaki

Descubra por que FHC está tão constrangido com a prisão iminente de Lula



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não tem conseguido conter o embaraço diante da prisão do ex-presidente Lula, que deve se confirmar nos próximos dias. Nos últimos meses, FHC se manifestou publicamente favorável à possibilidade do criminoso condenado disputar as eleições de 2018.

Mas o constrangimento de FHC tem uma explicação bem simples: o sociólogo é amigo de Lula de longa data e apontado como o maior responsável pela chegada do petista ao poder em 2002.  A verdade é que, por outros motivos, FHC é o grande padrinho de Lula. Isto é um fato incontestável da história. Tanto é que em seu primeiro discurso, já como presidente eleito em 2002, o nome de FHC foi um dos primeiros a serem lembrados pelo petista.

Na prática, o primeiro governo Lula foi uma continuidade da gestão de seu antecessor tucano. Lula tentou fazer o dever de casa e manter algumas conquistas da administração anterior, mantendo praticamente os mesmos fundamentos econômicos. Ao longo de sua vida acadêmica, FHC sempre defendeu a alternância no poder como um dos requisitos básicos da Democracia. Seu maior erro foi apostar no 'companheiro' Lula. Ao chegar ao Palácio do Planalto, o ex-presidente não quis mais sair de lá e logo colocou um prática um ambicioso plano de poder duradouro.

Lula e o PT montaram uma verdadeira organização criminosa e espalhou seus tentáculos por todas as repartições públicas, bancos e estatais. Promoveu não apenas o aparelhamento da máquina pública, como também cooptou o Judiciário, o Ministério Público Federal e parte significativa dos servidores federais, através da generosidade extrema com o dinheiro do contribuinte. Lula forrou a cama para que ele o PT governassem o país por mais de 30 anos. A impressão que se tem hoje é a de que FHC prefira esta alternativa a ver seu pupilo ir em cana.

Como grande responsável pela tragédia promovida por Lula e o PT no país, FHC tem ainda o receio de entrar para a história como padrinho do maior corrupto do país. O fato é que já entrou. Com Lula na cadeia e tudo.

Informe seu Email para receber notícias :