linkaki

O PT entre a cruz e a espada. Enquanto políticos e partidos se recusam a fechar aliança com Lula condenado, outros se recusam com o petista preso



O PT não tem para onde correr; Sob o risco de deixar de eleger suas principais lideranças em 2018 e ver quase todos indo parar atrás das grades sem foro privilegiado, o partido enfrenta ainda fortes resistências em firmar alianças políticas nos estados. O problema é que a situação do ex-presidente Lula, que se tornou um criminoso condenado em segunda instância prestes a ser preso, representa dois problemas na verdade.

Enquanto partidos e lideranças políticas regionais se recusam a formar aliança com o PT, caso o partido insista em manter em sua liderança um criminoso condenado, outros políticos de várias regiões do país se recusam a fechar aliança com o PT, caso Lula seja preso antes das próximas eleições.

Mas o problema é bem mais grave que muitos imaginam. As lideranças políticas mais expressivas estão entre os que repudiam qualquer aliança com o PT liderado por Lula justamente para não contaminar suas candidaturas com a imagem de um criminoso condenado. Por outro lado, os que fazem questão da presença de Lula em seus palanques são justamente aqueles inexpressivos e incapazes de puxar votos, que ainda se fiam no que restou da popularidade do ex-presidente, sobretudo no nordeste.

O PT está entre a cruz e a espada. Se por um lado, algumas lideranças políticas querem distância do lixo que Lula se tornou perante a opinião pública, por outro, os lixo da política que nada tem a oferecer querem usar o criminoso condenado como isca para se elegerem.

Entre os candidatos, os que mais acreditam no poder de transferência de votos de Lula são do próprio PT como Humberto Costa, Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann.  Mas há gente tão desesperada quanto os petistas em outros partidos, como é o caso dos senadores Renan Calheiros, do MDB e Armando Monteiro (PTB).

Pelo andar da carruagem, nem os que tentam se livrar de seus laços de sangue nem os desesperados que ainda acreditam no milagre da transferência de votos vão conseguir seus intentos. Lula deve ser preso nas próximas semanas. Sem comoção nacional. 

Informe seu Email para receber notícias :