Novo advogado de Lula é primo de Cármen Lúcia e defendeu o banqueiro André Esteves. Haja dinheiro para contratar um ex-ministro do STF



A defesa do ex-presidente Lula foi reforçada por um membro da elite de criminalistas do país nos dias que antecedem a possível prisão do petista. Embora não se saiba de onde o ex-presidente está tirando tanto dinheiro, o fato é que o PT anunciou a contratação de ninguém menos que um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Sepúlveda Pertence é experiente criminalista, considerado um dos maiores especialistas em processo penal do Brasil.

Mas este não é o único detalhe que chama a atenção no currículo do novo advogado de Lula. O ex-ministro também é primo distante da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Como se não bastasse, Sepúlveda Pertence tem trânsito livre no Supremo. Este fato causou indignação na jurista Janaína Paschoal, que publicou a seguinte mensagem em seu perfil no Twitter:

"Este país começará a mudar quando perceberem que não é natural alguém ter trânsito livre em um órgão público. O que significa ter trânsito livre? Já pararam para refletir sobre isso? Nossa Constituição Federal garante a IMPESSOALIDADE! Quando deixaremos de ser uma republiqueta?"

A contratação de do ex-ministro do STF, que também defendia o banqueiro André Esteves, acusado junto com Lula de tentar obstruir a Lava Jato, é um fato jurídico preocupante, pois coloca a isenção da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, sob suspeita. Mesmo se tratando de um parente distante, Sepúlveda Pertence é apontado como responsável por sua indicação ao cargo de ministra do STF. Neste caso, Cármen Lúcia poderia ser impelida a se declarar impedida de votar em qualquer ação envolvendo o ex-presidente Lula.

O custo do passe do ex-ministro do STF pode ter superado a casa dos R$ 10 milhões para a defesa do ex-presidente Lula. Há uma expectativa de que o petista possa ter a prisão decretada nos próximos dias. Lula foi condenado, em segunda instância, a uma pena de 12 anos e um mês de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

-

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget