Lula perde mais uma no STF. Fachin nega pedido do petista para não ser preso



O ex-presidente Lula está cada vez mais perto da prisão. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de negar um pedido de habeas corpus do petista para evitar a prisão.. O motivo foi técnico: segundo o ministro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ainda não julgou o mérito desse mesmo pedido. Portanto, o STF não poderia examinar o caso.

Para piorar a situação de Lula, Fachin enviou o caso para o plenário do STF julgar. Caberá à presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, marcar a data desse julgamento.

Apesar de ter liberado para o julgamento em plenário, o habeas corpus não está instruído juridicamente. Ainda falta um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além disso, o STF não se reunirá na próxima semana, por conta do feriado de Carnaval. Portanto, o caso não deve ser julgado em plenário tão cedo.

Em tese, Lula sofreu uma derrota ao ter recusado seu pedido para não ser preso. Considerando a disposição do ministro Alexandre de Moraes em compor com outros cinco ministros do STF em refutar tentativas de condenados em segunda instância de se safar da prisão, a expectativa é a de que o plenário do Supremo também rejeite seu pedido. Há ainda o clamor da sociedade por Justiça e pelo fim da impunidade. Os ministros do STF não ousariam incendiar o país livrando o criminoso condenado.

-

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget