Lula não pode se candidatar a Presidência da República. PT deve jogar a toalha com o criminoso condenado nos próximos dias



De nada adiantou ao ex-presidente Lula fazer tanto barulho e berrar tanto nos palanques afirmado que seria candidato à Presidência da República em 2018. Mesmo que não seja preso nas próximas semanas, o fato é que o criminoso condenado não poderá concorrer nas eleições nos próximos 20 anos. Esta é a avaliação de vários juristas que se debruçaram sobre a delicada situação do petista perante a Justiça. Embora as conclusões sejam bastante elementares e até mesmo óbvias, as considerações em torno do tema servem para evidenciar um fato. Lula e o PT desperdiçaram tempo e energia enormes com as ameças de candidatura do líder do partido.

Tábua de salvação do afogado. Diante da incapacidade de comprovar sua inocência no campo jurídico, Lula insiste na tese de sua candidatura apenas como forma de encenar sua defesa no campo político. O petista sabe que não há a mais remota possibilidade de voltar ao poder no Brasil, após ter sido condenado em segunda instância pelo TRF-4. Além desta certeza, Lula está quase certo de que poderá cumprir a pena de mais de 12 anos a que foi condenado em regime fechado.

O problema é que todo seu teatro nos palanques acabou atrapalhando toda a esquerda brasileira, que ficou praticamente um ano mobilizada em torno da improvável candidatura do petista. Lula e os dirigentes do PT mentiram aos líderes de partidos aliados garantindo que estava tudo sob controle. Todo este desgaste e o tempo perdido pelos demais partidos aliados do PT dificilmente será recuperado, a pouco mais de oito meses para as eleições majoritária.

Há uma expectativa de que Lula anuncie sua desistência de concorrer à Presidência nas próximas semanas. A retirada de seu nome faria parte de uma estratégia para livrá-lo da prisão. De uma forma ou de outra, Lula usou o PT e os partidos aliados por muito tempo, deixando pouca margem para a esquerda se organizar para disputar as eleições este ano.
-

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget