PT deve minguar ainda mais em 2018 com condenação de Lula, delação de Palocci e Guido Mantega



A desfragmentação do PT como partido, iniciada nas eleições de 2016, quando a legenda perdeu mais de 60% das prefeituras que controlava, deve ter sequência em 2018 com a condenação do ex-presidente Lula na Segunda Instância.

Por mais óbvia que pareça, esta é a previsão de 10 em cada 10 dirigentes do partido. Lula tem usado o PT como escudo político para se defender de processos na esfera criminal e arrastado o partido para o fundo do poço sem piedade. Diante desta realidade, dirigentes e parlamentares reconhecem que a condenação de Lula pelo Tribunal Regional da 4.ª Região (TRF-4) resultará automaticamente no encolhimento do PT no Legislativo e até em governos estaduais, caso ele seja impedido de concorrer.

O problema é que no caso do PT, há uma simbiose doentia entre um criminoso condenado e políticos incapazes de vencer eleições por méritos próprios. Não fosse isso e o partido não fosse tão dependente da popularidade de Lula como cabo eleitoral, o petista já teria recebido um pé no traseiro há muito tempo.

Amarrados uns aos outros, a tendência é a de que Lula e a maioria dos políticos do partido, tantos aqueles que precisam desesperadamente se reelegerem quanto os novatos, afundem juntos após o julgamento do recurso do petista, condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Mas a condenação de Lula não é o único peso atado aos pés da legenda que luta para não se afogar definitivamente nas urnas em 2018. Ainda este ano, as delações dos ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega devem expor ainda mais a podridão dos bastidores do PT. Isso sem contar a expectativa de um novo mandado de prisão contra o ex-ministro José Dirceu, um dos tripés de sustentação do partido ao longo de seus 38 anos incompletos. 
-

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget