linkaki

Petistas baixam a bola em ameças após 'recadinho' da Justiça para Lula. Valentes, pero no mucho




Os ânimos exaltados dos membros do PT e de representantes da esquerda brasileira foram subitamente refreados por meio de uma simples canetada. A mudança repentina na postura dos defensores do ex-presidente Lula foi mesmo surpreendente. Aqueles que falavam em 'matar gente', desobediência civil' e 'enfrentamento nas ruas' parecem que resolveram mudar de postura, após a decisão do Ricardo Leite, da 10.ª Vara Federal, em Brasília, que decidiu proibir o petista de deixar o Brasil e mandou tomar seu passaporte.

Do 'modo' ameaça ao mimimi em poucos segundos

O recadinho da Justiça aos petistas mais exaltados foi bastante claro. Em sua decisão, o magistrado considerou as ‘hostilidades’ recentes de Lula em relação ao Judiciário e observou que o ex-presidente 'acusa o Poder Judiciário de golpe em seu desfavor' e que suas declarações 'militam no sentido de que não se esquiva de uma tentativa de fixar domicílio em algum outro País'

O magistrado anotou que ‘é do conhecimento público a divulgação de declarações em que aliados políticos do ex-presidente, visando à politização de processos judiciais, cogitam a solicitação (se necessário) de asilo político em seu favor para países simpatizantes’.

“Entendo que a própria versão de protestos gerados em seu favor, bem como a própria declaração do acusado, que acusa o Poder Judiciário de golpe em seu desfavor, militam no sentido de que não se esquiva de uma tentativa de fixar domicílio em algum outro país. Sua permanência em outro Estado seria, então, somente o exercício de um ‘suposto’ direito de defesa, ante atuação autoritária dos poderes constituídos. Diante desta postura, entendo necessária uma atuação mais direta e eficaz para coibir este tipo de pretensão”, afirmou Ricardo Leite. Vale ressaltar que magistrado citou o pedido da Procuradoria da República em Brasília, que chegou a sugerir à Justiça que decretasse a prisão preventiva de Lula.

Após a decisão, Lula mandou entregar seu passaporte e os petistas colocaram a viola no saco e se adotaram  um apostura menos agressiva em relação às autoridades. 

Informe seu Email para receber notícias :