Lula vai para país da África que não possui acordo de extradição com o Brasil nos dias de seu julgamento no TRF-4. PT teme apreensão de passaporte



O ex-presidente Lula tem insistido na ideia de viajar para a África na ocasião em que ocorrerá o julgamento de seu recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região no dia 24 de janeiro. Dirigentes do PT temem que sua viagem seja interpretada como uma possível fuga diante do receio de confirmação de sua condenação e sua possível prisão após o esgotamento dos recursos.

 Lula diz que faz questão de participar do evento organizado pela FAO, comandada por seu ex-ministro José Graziano. A viagem do petista para Adis Abeba, capital da Etiópia, entre os dias 26 e 29 de janeiro, incomoda ainda mais pelo fato do país não possuir acordo de extradição com o Brasil.

Um dos incomodados com a viagem de Lula é o tesoureiro nacional do PT e ex-prefeito de Osasco (SP), Emídio de Souza. Segundo a folha, Emidio "disse, em reunião com militantes, que há incertezas sobre o destino do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, às vésperas do julgamento do dia 24".

Na reunião, ocorrida a portas fechadas na última quinta (10), Emídio afirmou que todos ali estavam apreensivos com "o que vai acontecer a partir do dia 25 se o Lula for condenado".

O tesoureiro do PT contou também que existe um receio de que o passaporte de Lula seja apreendido por decisão judicial, o que inviabilizaria uma viagem à Etiópia prevista para o dia 26. "Tem gente com medo de que o Moro, o Moro não, o tribunal lá, possa apreender o passaporte dele para impedir. Nós temos como responder se eles vão fazer isso ou não? Temos? Não temos", afirmou ele.

O Instituto Lula divulgou uma nota em que confirma a participação do ex-presidente em evento organizado pela União Africana.

"O evento é no dia 28 de janeiro e no dia seguinte o ex-presidente retorna ao Brasil", diz a nota.

O problema é saber se Lula voltará ou não ao país, caso tenha sua condenação confirmada pelo TRF-4. Para os petistas, o problema é saber se o petista terá um passaporte em mãos para se evadir do país em meio ao julgamento. 
-

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget