linkaki

Deu no New York Times e em toda imprensa mundial: Lula é impedido de deixar o país após ordem de juiz federal



A notícia sobre a possível fuga do ex-presidente Lula ocupou as manchetes dos principais jornais do mundo no final da noite desta quinta-feira, 25, data em que a Justiça Federal do DF acolheu um pedido da Procuradoria Geral da República de Brasília alertando sobre o 'risco concreto de fuga' do petista do país, faltando 'poucas semanas' para sua prisão.

O jornal americano The New Tork Times informou que "O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou uma viagem a África na quinta-feira, depois que um juiz brasileiro ordenou que a Polícia Federal apreendesse seu passaportes antes de partir".

Segundo a publicação, "A decisão ocorreu um dia depois que um tribunal de apelação confirmou a condenação da Silva sobre acusações de corrupção e lavagem de dinheiro", diz a reportagem, em referência à condenação do petista pelo TRF-4, que elevou sua pena para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado.

"O porta-voz da Silva, Jose Chrispiniano, disse à Associated Press que seu chefe "não vai mais viajar" por causa da ordem. Não haveria como ir de qualquer jeito. A Polícia Federal já havia expedido um alerta sobre a possibilidade de fuga do petista.

"O juiz Ricardo Leite, da Justiça de Brasília, emitiu a ordem de apreensão do passaporte do petista. Ele é um juiz substituto em um caso envolvendo acusações de tráfico de influência contra a Silva. Os promotores dizem que recebeu subornos através de um de seus filhos em um esquema para influenciar sua sucessora Dilma Rousseff  para comprar aviões de combate suecos para a força aérea brasileira". informou a publicação norte-americana, lembrando de outro esquema criminoso no qual Lula também se tornou réu.

Informe seu Email para receber notícias :