linkaki

Acabou a fanfarronice. Lula acabou asfixiado pelas próprias mentiras



Um gesto simbólico marcou o declínio político do ex-presidente Lula. A entrega de seu passaporte à Polícia Federal feita pelo seu advogado Cristiano Zanin Martins na manhã desta sexta-feira, 26, representou mais que um procedimento legal isolado. Ao ser obrigado a entregar o documento que lhe permitiria se esquivar de seus processos refugiado em outro país, Lula foi praticamente sentenciado a aguardar os trâmites que convergem nas esferas criminais que podem resultar em sua prisão.

O refrear do ímpeto do petista e de seus aliados em desafiar as autoridades também não é um fenômeno isolado. O castelo de cartas ruiu e Lula foi diligentemente desmascarado durante o julgamento de seu primeiro recurso na segunda instância. A serenidade e equilíbrio com que os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre causaram calafrios no petista e em seus defensores.

A condenação de Lula pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex, o mais leve de seus processos, foi confirmada de forma superlativa. Além da unanimidade dos votos pela condenação, a pena imposta ao petista foi elevada de 9 anos e 6 meses de prisão para 12 anos e 1 mês em regime fechado. A multa foi praticamente dobrada, podendo superar a cifra de um milhão de reais. Não houve sequer um comentário por parte dos magistrados no sentido de minimizar a responsabilidade de Lula sobre os crimes pelos quais foi condenado. Ao contrário, o petista foi novamente apontado como chefe da organização criminosa que se lançou sobre os cofres da Petrobrás com uma fúria jamais vista.

A proibição de deixar o país, no entanto, foi o mais duro golpe sofrido pelo petista até o momento. A decisão da Justiça confirma que as autoridades do país não confiam mais no que diz o petista.

Mas ao que tudo indica, a luta de Lula agora é outra. A defesa do petita impetrou nesta sexta-feira (26) um habeas corpus pedindo a devolução do passaporte de seu e o cancelamento da inclusão do seu nome no Sistema de Procurados e Impedidos da Polícia Federal. Lula quer reconquistar o direito de sair do Brasil. 

Informe seu Email para receber notícias :