A Fuga de Lula. Polícia Federal emite alerta a aeroportos sobre possibilidade de embarque do petista



Diante da possibilidade de fuga do ex-presidente Lula, a Polícia Federal acaba de emitir um alerta a todas as unidades nos aeroportos, portos e fronteiras sobre a decisão da Justiça Federal em Brasília de proibir o ex-presidente petista de deixar o país. As informações são da Revista Época.

Lula havia confirmado nesta quinta-feira que pretendia viajar no final da noite para  a Etiópia, na África, país que não possui acordo de extradição com o Brasil. No início da noite desta mesma quinta-feira, 26, o juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal no DF, proibiu o ex-presidente Lula de sair do país e determinou a apreensão do seu passaporte.

A ordem foi passada imediatamente ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que comunicou o ministro da Justiça, Torquato Jardim. A notícia já se tornou a mais comentada nas primeiras horas da noite desta quinta-feira e supõe-se que Lula e seus advogados já tenham tomado conhecimento do fato. Ainda assim, a PF tenta avisar os advogados de Lula o mais rápido possível para que a viagem seja cancelada.

Caso Lula insista em viajar, alegando que não foi informado sobre a determinação da Justiça Federal, o petista deve ser barrado no setor de imigração do aeroporto e ter seu passaporte apreendido pelas autoridades. O alerta emitido pela Polícia Federal tem justamente o propósito de evitar que o petista deixe o país. A possibilidade do petista tentar embarcar em uma aeronave rume ao exterior, mesmo ciente da determinação da Justiça, poderia ser considerada uma tentativa de fuga.

Segundo o site O Antagonista, o próprio juiz Ricardo Leite alegou fundado risco de fuga para apreender o passaporte do ex-presidente Lula e proibi-lo de deixar o país.

No documento, o magistrado lembra ainda que petista foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro ontem pelo TRF-4, que elevou sua pena para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado. Lula pode recorrer com um embargo simples, que não altera em nada sua pena, que pode começar a ser cumprida dentro de até 60 dias.

Ao ser informada sobre a decisão, a assessoria de Lula informou que o petista não embarcaria mais para a Etiópia.

-

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget