\imprensa Viva
.

Temer convoca presidente cocaleiro para acabar com a farra do tráfico de cocaína da Bolívia para o Brasil



O presidente Michel Temer convocou o presidente da Bolívia, Evo Morales para dar uma dura no governante do país vizinho em relação ao tráfico de cocaína para o Brasil, notadamente tolerado durante os governos de Lula e Dilma. O governo brasileiro já havia tomado medidas de contenção e agora cobra providências da parte de Morales, um líder sindical cocaleiro que nunca  abandonou suas raízes. Embora o Ministério das Relações Exteriores trate a visita de forma diplomática, há informações de que a conversa entre Temer e Morales foi dura.

Morales, que chegou a chamar o impeachment de golpe, havia se preparado para visitar o Brasil duas vezes, mas sua visita foi adiada por Temer por motivos de saúde. A visita oficial finalmente ocorreu nesta terça-feira (5), quando representantes dos dois países assinaram acordos para combate ao crime organizado e também na área de transporte.

Na área de segurança foi assinado um acordo de cooperação policial para prevenção e combate ao crime organizado transnacional e qualquer outra manifestação criminosa. O objetivo é estabelecer cooperação policial para prevenir e combater também crimes como terrorismo, tráfico de pessoas, de entorpecentes e de armas de fogo, roubo de veículos, lavagem de dinheiro, crimes cibernéticos e delitos comuns de fronteira.

Morales veio com o pires na mão. Atualmente, o Brasil é o maior parceiro comercial da Bolívia. É também o principal mercado de destino das exportações bolivianas (19%). Em 2016, o intercâmbio bilateral alcançou US$ 2,8 bilhões. A pauta de exportações brasileiras para a Bolívia é diversificada e composta principalmente de manufaturados. Estima-se que a receita do país vizinho com o tráfico de drogas supere os valores registrados nas transações comerciais legais. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget