linkaki

Pessoas se apropriam de frases da bíblia para vender imagem de santos. Políticos se apropriam de frases de grandes líderes para posarem de estadistas



O originalidade é a alma de todas as coisas. E de pessoas também. Grandes pensadores, líderes e gênios do passado conceberam coisas e raciocínios que mudaram o mundo. Provavelmente esperavam que as gerações futuras partiriam de seus postulados históricos para avançar mais e mais a partir de seus conceitos.

Mas para a tristeza da humanidade, oportunistas de toda sorte se apropriam de frases de efeito para tentarem se associar à imagem e ao pensamento de pessoas que iluminaram o mundo a partir de sua capacidade de perceber as coisas. Em época de eleição, essa turma da cueca freada, nada original diga-se de passagem, procura desesperadamente conferir um ar de firmeza em suas convicções. Para melhorar um pouco a impressão sobre suas estaturas, passam a evocar frases de grandes estadistas e líderes mundiais, como Winston Churchill, Margaret Thatcher e até mesmo Donald Trump. Isso para ficar apenas com os que se dizem de direita.

Entre os pouco criativos políticos da esquerda, a velha e empoeirada cartilha do comunismo ainda faz sucesso. Embora não seja de bom tom assumir a verve vermelha, a turma se disfarça bem se dizendo socialista. Os códigos secretos e sinais da alma comuna são dispersados de forma discreta para alcançar apenas quem entende do 'babado'. Não raro, se apropriam de frases de velhas múmias do comunismo, como Fidel Castro, Hugo Chávez e Che Guevara. Gene que por sua vez nunca teve nada de criativa. Eram basicamente alunos aplicados da velha fórmula comunista de apropriação do Estado.

No fundo, a maior parte dos políticos brasileiros sequer segue uma orientação ideológica. Suas declarações costumas ser  contraditórias, confusas e conflitantes com a própria trajetória. Há aqueles que criticam as elites, os donos das grandes fortunas e os privilegiados, mas na prática sempre foram completamente alinhados com interesses destes grupos. Pregam a igualdade, mas na hora de acabar com as desigualdades na Previdência são contra. Praticamente todos tiveram suas carreiras políticas financiadas por empreiteiras, embora digam o contrário. "A doação não foi para mim, mas para meu partido", dizem alguns.

No mais, é sagrado recorrer ao nome de Deus, de Jesus Cristo e de outras santidades, dependendo do terreiro onde estejam garimpando simpatizantes. Gente que está na política há séculos sem tomar qualquer iniciativa em favor do povo aparece com soluções mágicas para problemas concretos que já estão sendo debelados. Até o momento, nenhum candidato apareceu com um discurso inovador, com propostas claras para os setores críticos da administração pública ou com soluções inovadoras para desafios históricos do país. Pelo contrário. Todos criticam o esforço do atual governo em acertar em nas medidas estruturantes e reformas inadiáveis. Dizer que está tudo errado sem apontar melhorias e contribuir com o processo de recuperação da economia do país não ajuda em nada. Pegar carona em intriguinhas nas redes sociais e tentar se cacifar em cima de oba oba pode até atrair a simpatia de pessoas de menor grau de instrução, mas tudo na vida tem limite.

Para piorar, a maioria dos políticos que vão concorrer nas próximas eleições procura esconder a falta de originalidade e de ideias próprias criticando ou defendendo o ex-presidente Lula e seu legado. De corrupção para alguns e de ter tirando os mesmos 52 milhões de pessoas da pobreza que continuam pobres hoje em dia. Para quem não tem propostas concretas, o jeito é malhar o Temer, o Lula e ficar repetindo frases de grandes líderes mundiais feito um papagaio. É que tem para hoje. 

Informe seu Email para receber notícias :