linkaki

Lula anuncia viagem para África no dia de seu julgamento no TRF-4. Petista pode nunca mais voltar ao Brasil



O ex-presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (13) que tem um compromisso em uma conferência sobre ‘combate a fome’ na África no 26 de janeiro de 2018 e que pretende viajar no dia 24 de janeiro, data prevista para seu julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF-4.

O petista confirmou seus planos de comparecer a uma conferência organizada pela União Africana e pela FAO, no evento que contará ainda com a participação dos ex-presidentes da Nigéria e de Gana, velhos parceiros de Lula.

Lula esteve reunido com a bancada petista em Brasília na manhã desta quarta-feira para analisar o impacto de seu julgamento na Segunda Instância no TRF-4, onde as chances de confirmação de sua condenação são consideradas elevadíssimas. Caso o colegiado confirme a sentença do juiz Sérgio Moro, Lula cai na Lei da Ficha Limpa, se torna inelegível e ainda corre o risco de se tornar alvo de um mandado de prisão.


A data da viagem de Lula coincide não apenas com seu julgamento. Em 24 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) estarão em férias. Caso sua prisão seja decretada, Lula dependerá da boa vontade das presidentes das duas instâncias superiores.

Os governos do PT de Lula e Dilma enviaram bilhões do dinheiro do contribuinte para a África e certamente há muitos empresários e governantes que devem alguns favores ao petista. Sua viagem no momento em que a Justiça começa a alcançá-lo é bastante suspeita. Quem garante que, uma vez condenado, Lula retorne ao país?

Informe seu Email para receber notícias :