linkaki

Governo reduz em 35% o valor do seguro obrigatório para todos os carros em 2018



O governo Temer tem agido na contramão de praticamente todas as administrações anteriores. Além de não recorrer ao aumento da carga tributária para cobrir rombos nas contras públicas herdados pela gestão petista, o governo ainda tem conseguido reduzir uma série de impostos. Esta semana, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) anunciou que o preço do seguro obrigatório para automóveis será reduzido em 35% a partir de janeiro de 2018.

Todas as categorias serão contempladas redução de mais de um terço na alíquota, com exceção de motos, em que o prêmio do seguro obrigatório já é elevado pela alta quantidade de sinistros. A superintendência, vinculada ao Ministério da Fazenda, faz todos os anos a revisão desse percentual —no ano passado, a redução foi de 37%.

O seguro obrigatório, ou DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), foi instituído por lei desde 1974.


Outra decisão anunciada nesta terça foi a permissão que seguradoras usem redes referenciadas, ou seja, não necessariamente autorizadas, para oferecer o seguro popular de automóvel, modalidade que ainda não deslanchou.

De acordo com a entidade, esse tipo de seguro visa os automóveis com mais anos de uso, que em geral não possuem muita oferta de cobertura.

Dentro dessa modalidade, e com o objetivo de reduzir custos, haverá também a autorização para uso de peças não originais, desde que compatíveis com o automóvel, e usadas, desde que certificadas.

Com informações da Folha

Informe seu Email para receber notícias :