linkaki

Calma gente. Ainda não acabou. Quem vai devolver os anos que o PT roubou do país?



Embora a economia comece a apresentar os primeiros sinais de recuperação sustentáveis ao final deste ano de 2017, ainda há um longo caminho a percorrer até que o país recupere os níveis médios de desempenho observados ao longo da década passada.

Desde o início do segundo mandato da ex-presidente Dilma, do PT, mais de 300 mil empresas faliram e cerca de 14 milhões de chefes de família ficaram seu seus empregos. Isto significa que milhões de sonhos, quando não destruídos, foram adiados por tempo indeterminado.

Junto com Lula e o PT, Dilma enterrou o Brasil na mais profunda e duradoura recessão de sua história. Como se não bastasse todo o estrago e os bilhões desviados, este mesmo grupo que consolidou o maior retrocesso da história do país sob o ponto de vista econômico, político e institucional, ainda opera para sabotar todas as inciativas costuradas para tirar a nação do buraco em que ainda se encontra.

Após quase uma década e meia no poder, o Brasil continua sendo um dos países com maior desigualdade social, abriga mais de 52 milhões de pessoas na pobreza e ostenta números vergonhosos em áreas como a saúde, educação e violência. Tudo que o PT prometeu combater, mas que passou 13 anos negligenciando, enquanto os bancos cresceram mais de 4000%, os donos das grandes fortunas mais que dobraram suas riquezas e empresários corruptos e outros bilionários foram beneficiados com mais de R$ 2 trilhões do dinheiro do contribuinte.

Após quase uma década e meia com o PT no poder, o Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos, contra os 9 milhões quando Lula assumiu seu primeiro mandato em janeiro de 2003. Os dados foram coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse contingente representa 7,2% da população de 15 anos ou mais de idade, a chamada taxa de analfabetismo.

Pelo conceito usado pelo IBGE, analfabetas são pessoas que não sabem ler e escrever um bilhete simples. A pesquisa mostra padrões conhecidos sobre o perfil do analfabetismo no país. Está concentrado, sobretudo, na região Nordeste, especialmente no interior.

Mas para ficar apenas no aspecto econômico, estimativas apontam que o Brasil vai levar ao menos dez anos para se recuperar do estrago da era petista. E estas estimativas não garantem que o país voltará a ocupar a sétima posição entre os países mais ricos do mundo tão cedo. Esta era a posição do Brasil em 2011. Hoje, o país ocupa a 9ª posição e corre o risco de cair para décimo lugar.

Informe seu Email para receber notícias :