\imprensa Viva
.

MP da Suíça está no Brasil para 3ª fase da investigação sobre desvios de US$ 1 bilhão da Petrobras no esquema do PT com a Odebrecht



A controversa passagem do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo coração nervoso das delações da Operação Lava Jato deixou um rastro de desconfianças na sociedade. A possibilidade de que tenha havido manipulação nas delações com o objetivo de blindar grupos políticos ligados aos ex-presidentes Lula e Dilma é apenas um dos incômodos gerados pela atuação duvidosa de Janot à frente do órgão.

Não é por acaso que  uma delegação de procuradores suíços esteve no fim de outubro em Curitiba para questionar suspeitos da Operação Lava Jato. O objetivo do grupo era colher informações sobre quem eram os gerentes e intermediários que ajudaram na abertura de contas em bancos do país nas quais dinheiro ilegal foi depositado.

Segundo o Estadão, "a iniciativa faz parte da terceira fase da operação no contexto da Lava Jato, conduzida pelo Ministério Público de Berna. Depois de investigar corruptos e corruptores, os procuradores agora partem para decifrar como mais de US$ 1 bilhão entraram na Suíça, em mais de mil contas atualmente congeladas".

O jornal informa que "as autoridades suíças evitaram dar detalhes do que ocorreu em Curitiba. Mas “confirmam que, no contexto do caso Petrobrás-Odebrecht, uma delegação do escritório do procurador-geral da Suíça esteve no Brasil”. “Diante dos resultados obtidos e dos documentos que estão em nossa posse, o escritório do procurador-geral, no que tem sido chamado de terceira fase, examinará a questão de abrir procedimentos criminais contra intermediários financeiros na Suíça”, disse o MP da Suíça.

Os nomes dos suspeitos interrogados no Brasil não foram revelados. Mas a reportagem apurou com fontes envolvidas no processo que as questões que lhes foram apresentadas tinham relações com a operação de abertura de contas, do controle feito pelos bancos sobre a origem do dinheiro e se algum operador ou gerente teria colaborado em ocultar a rota dos recursos".
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget