\imprensa Viva
.

Lula será preso antes da eleição ou após sofrer uma derrota nas urnas



Desde a queda da ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula tem vivido uma situação bastante desconfortável diante do avanço inexorável da Operação Lava Jato. Encorajado por seus advogados e por gente influente de Brasília, o petista bem que tentou protelar o andamento das investigações e processos que pesam contra ele na Justiça. Mas sua corrida contra o tempo está chegando ao limite. De anda mais adianta Lula apostar num desfecho favorável para suas ações penais. O desânimo alcançou até mesmo aqueles que garantiam sua blindagem, como senadores, juízes e ministros do STF.

A corrente que deve prevalecer neste caso é a outra parte de judiciário, favorável aos ventos que sopram de Curitiba. Nem Lula nem seus advogados conhecem a fundo as provas que foram entregues aos membros da força-tarefa da Lava Jato. Sobretudo as que ancoram as tratativas do acordo de delação do ex-ministro Antonio Palocci e parte das provas obtidas nas planilhas  da Odebrecht.

Outra sombra negra que paira sobre a cabeça de Lula é a confirmação de sua condenação no caso do Triplex na segunda instância pelo TRF-4. Além de se tornar inelegível, o ex-presidente terá pouquíssimo tempo para recorrer da sentença.

A expectativa é que isso ocorra justamente em meio a uma nova condenação do petista, no caso relativo ao recebimento de vantagens indevidas da Odebrecht. Na primeira condenação, Lula pode se safar da prisão por ser réu primário. Mas não terá a mesma possibilidade no caso de uma segunda condenação. Moro sabe o momento exato de pedir a prisão de Lula e não irá desperdiçar a oportunidade de colocar o chefe da organização criminosa por trás das grades.

Neste cenário, condenado a partir de provas robustas, Lula não teria como conseguir um habeas corpus ou até mesmo poder contar com o apoio daqueles que lhe juram fidelidade eterna. Como bom jogador que é, Lula aposta suas fichas na possibilidade de disputar a eleição em 2018. Trata-se de uma corrida contra o tempo diante de uma improvável vitória ao final. Lula será preso. Antes da eleição ou após sofrer uma derrota nas urnas. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget