\imprensa Viva
.

Lula isolado. Ex-aliados abandonam o petista para evitar desgaste com sua eventual prisão



O ex-presidente Lula começa a enfrentar o isolamento político bem antes da confirmação das expectativas sobre seu futuro incerto. O petista deve ser confrontado em breve com sua primeira condenação em Segunda Instância, o que o tornará inelegível em 2018. Mas antes disso, já se queixa do gosto amargo da ingratidão de ex-companheiros. O primeiro aliado a jogar a toalha com a candidatura do petista foi o PCdoB, que já anunciou a decisão de lançar candidato próprio ao Planalto nas próximas eleições.

Esta é a primeira vez em sua história que o partido abandona o líder petista, ameaçado por condenações judiciais. Desde 1989, o PCdoB apoiou Lula em todas as eleições. No último domingo, a legenda anunciou a deputado estadual Manuela D`Ávila (RS) como pré-candidata da legenda ao Planalto. O PDT é outro aliado que já está com a pré-campanha de Ciro Gomes nas ruas. O PSOL também avalia possíveis nomes para concorrer em 2018.

Além dos três partidos citados acima,  Lula não poderá mais contar com o PMDB, PP, PSD, PR, PRB e PROS). Todos romperam com o PT e apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Estas legendas até podem formar alguma aliança em nível regional, mas a possibilidade de um acordo no plano nacional para a eleição do ano que vem já está totalmente descartada.

O ex-presidente foi condenado, em julho, pelo juiz Sergio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se a sentença for referendada na segunda instância, o petista será fatalmente enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ficando impedido de concorrer. Segundo interlocutores, Lula está decepcionado com as traições anunciadas. O petista se queixa da ingratidão dos ex-companheiros e diz que praticamente nenhum representante da esquerda se elegeu sem sua ajuda no passado.

A expectativa é a de que Manuela D`Ávila tire ao menos 5% das intenções de voto de Lula a partir das primeiras pesquisas no ano da eleição. Outras candidaturas da esquerda devem ajudar a canibalizar os votos do petista, que perderá ainda uma boa parte de seus eleitores para candidatos fanfarrões, como o candidato da Globo Luciano Huck, que tem boa receptividade entre os analfabetos e pessoas de baixo grau de intrução. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget