\imprensa Viva
.

Garotinho e Rosinha presos. PF cumpre mandatos de prisão preventiva contra o casal



Os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, ambos do PR foram os principais alvos da Polícia Federal, que cumpriu mandados de prisão preventiva contra o casal de políticos cariocas na manhã desta quarta-feira, 22.  Os dois foram presos em locais diferentes.

Garotinho e Rosinha são acusados, ao lado de outras seis pessoas, de integrarem uma organização criminosa que arrecadava recursos de forma ilícita com empresários com o objetivo de financiar as próprias campanhas eleitorais e a de aliados, inclusive mediante extorsão. Uma das pontas do esquema foi revelada pelo delator Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais da JBS, que contou, em depoimento na Superintendência da PF no Rio no dia 24 de agosto, que repassou R$ 2,6 milhões, via caixa dois, à campanha de Garotinho ao governo do estado em 2014.

Garotinho vendeu o apoio PR para o PT e recebeu o dinheiro da Friboi. Segundo o executivo da JBS, o dinheiro fazia parte de um montante de R$ 20 milhões usado pela empresa para comprar o apoio do PR ao PT na eleição de 2014. Os recursos representavam uma "poupança" referente a benefícios irregulares conquistados pela empresa, como linhas de crédito no BNDES. Para botar a mão no dinheiro, Garotinho chegou a designar um homem armado para acompanhar os saques efetuados pelo empresário André Luiz da Silva Rodrigues, sócio da Ocean Link, empresa usada pela JBS para repassar o dinheiro a Garotinho.

O casal é acusado ainda de crimes como corrupção passiva, extorsão, lavagem de dinheiro e pelo crime eleitoral de omitir doações nas prestações de contas. Rosinha Garotinho foi levada para a sede da Polícia Federal em Campos dos Goytacaezs, no Norte Fluminense. Anthony Garotinho estava no Rio de Janeiro quando foi detido pelos agentes da Polícia Federal.

Com informações de O GLOBO
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget