\imprensa Viva
.

Após dez anos, classes C, D e E prosperam. Aumento no poder de consumo das famílias de baixa renda é de R$ 58 bilhões



Após um jejum histórico de dez anos, as classes C, D e E, experimentam pela primeira vez uma recuperação extraordinária em seu poder de consumo. Segundo o diretor do IPC Brasil, Marcos Pazzini, a queda da inflação representou um aumento de nada menos que R$ 58 bilhões no poder de consumo das famílias de baixa renda, num ganho de mais de 7%, enquanto as famílias na topo da pirâmide de renda vão destinar ao consumo mais 0,7%.

— Essas classes têm peso significativo das despesas com alimentação no domicílio e devem aumentar sua parcela no consumo este ano — afirma Pazzini em entrevista ao jornal O GLOBO.

— A contribuição da inflação foi mais relevante em 2017. No ano passado, não tínhamos essa perspectiva de redução de inflação tão acelerada. Boa parte do mercado não antecipou isso. E tem esse lado muito positivo de redução da desigualdade. A alta da inflação só contribui para a piora da distribuição de renda — explica Lucas Vilela, economista do Credit Suisse.

Segundo Camila Saito, economista da consultoria Tendências que também acompanha estes números, a distribuição de riquezas favorecida pela redução da inflação permite uma migração maior entre as  classes.

— A migração maior será de B para A e de C para B. Nesses grupos, estão os empregadores, empresários que conseguem recuperar renda mais rapidamente com a volta do consumo. Somente depois eles começam a empregar, aumentando mais para a frente a renda dos trabalhadores.

Além da queda da inflação, a redução dos juros tem contribuído para a melhoria de renda do trabalhador. O aumento no consumo das famílias de menor renda está aquecendo o mercado de trabalho. Este ano já foram gerados mais de 2.5 milhões de postos de trabalho e a expectativa do governo é ampliar estes números para 4 milhões até o mês de março de 2018.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget