\imprensa Viva
.

Além de lançar Luciano Huck para presidente, Globo ainda quer mudar a Bandeira do Brasil. "Novo design" é de Hans Donner, criador de abertura de novela



Só faltava essa. O funcionário da Rede Globo apresentou um projeto para modificar a bandeira do Brasil. Hans Donner, o criador das vinhetas e aberturas de novelas da emissora, propôs a mudança nesta quinta-feira (9), durante sua participação no Fórum do Amanhã, que acontece em Tiradentes (MG).

Apesar do pioneirismo em computação gráfica no país e do reconhecido talento na produção de vinhetas e aberturas de novelas, o projeto do designer alemão naturalizado brasileiro para nova bandeira brasileira é tão sofrível quanto suas outras criações na área de móveis.

O projeto, que começou a ser concebido há mais de dez anos, traz as características que marcaram o design obsoleto do funcionário da Globo, que propõe variações absurdas de degradê no verde e amarelo da bandeira nacional, como se fosse um arco iris. O estúpidos que conceberam o projeto não se perguntaram como uma criança em idade escolar vai conseguir desenhar a bandeira da Globo, com tantas sombras e variações de cores. Fica também difícil imaginar como uma costureira conseguiria reproduzir este monstrengo e como estas nuances 'gráficas' ficariam numa bandeira de verdade, flamejando aos ventos no alto de um edifício.

Um comentário no Twitter feito pelo Hiro Isogai‏ @HiroIsogai ilustra bem a percepção geral sobre a obra que funcionário da Globo diz que levou dez anos para conceber: "Que Nostálgico essa bandeira do Hans Donner,  lembro do meu primeiro curso de Corel Draw em 2002"

Sem se dar conta do ridículo, o designer da Globo explica que o objetivo da nova bandeira é sinalizar uma nova visão de país, oque inclui a modificação no sentido da faixa branca e a inserção da palavra "amor" antes do lema positivista "Ordem e Progresso".

"Essa ideia expressa um sentimento mais positivo. O objetivo é começar por aí a resgatar a solidariedade que não pode faltar num símbolo da nação", disse.

Além disso, o sentido da faixa, que hoje forma um arco com pontas direcionadas para baixo, seria invertido, indicando para o alto.
"Quando comecei a fazer design em Viena, uma das primeiras coisas que aprendi foi que uma frase que sobe, para o alto, tem poder. E queremos sinalizar esse poder, essa mudança que é necessária. Como está, a frase indica inferioridade, e isso acaba passando para o povo", disse.


O Fórum do Amanhã, que reúne 'intelectuais' selecionados pela Globo, é mais uma iniciativa disfarçada que tem como objetivo promover a candidatura do apresentador da emissora, Luciano Huck.

Com a iniciativa de apresentar a mudança na bandeira aos brasileiros, o Fórum do Amanhã faz uma campanha virtual onde apresenta a nova proposta de design. "Estamos unidos pelo propósito de alterar a bandeira brasileira, conforme a sugestão visual de Hans Donner", disse a entidade no site oficial da petição para que a mudança seja realizada.

Ainda de acordo com os organizadores, trata-se de um movimento cívico, independente de partidos ou ideologias. "Queremos atualizar a nossa bandeira para que reflita uma nova visão de país e a crença num futuro melhor. Para gerar um sentimento mais positivo. Vamos começar por aí a resgatar a solidariedade que não pode faltar num símbolo da nação", diz o fórum.

A expectativa é conseguir 100 mil assinaturas e, depois, enviar a proposta de mudança ao Congresso Nacional.

Concebido sob o ideário positivista, o principal símbolo nacional foi oficializado em 19 de novembro de 1989. Desde então, nunca sofreu alterações, exceto para a inserção de novas estrelas, que representam Estados criados depois da Proclamação da República.

Mesmo que houvesse uma decisão para mudar o layout da bandeira do Brasil, por que raios teria que ser justamente a desenhada por um alemão funcionário da Globo? Não seria mais democrático promover um concurso nacional?
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget