\imprensa Viva
.

Situação de Lula e de seus advogados se agrava. Sírio Libanês confirma ao juiz Sérgio Moro coação de testemunha



O Hospital Sírio Libanês acaba de confirma em ofício a Sérgio Moro, as suspeitas de que o contador João Muniz Leite esteve no leito ocupado pelo laranja Glaucos da Costamarques três vezes no final de 2015. O contador foi coletar assinaturas de Costamarques em recibos forjados a mando do advogado e compadre de Lula, Roberto Teixeira. O evento é considerado crime de coação de testemunhas e obstrução de Justiça. Segundo as autoridades, Lula já era investigado na época em que Teixeira pressionou o laranja para que ele assinasse os recibos de aluguel.

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, o ex-presidente recebeu propina da Odebrecht por meio do aluguel do apartamento de Glaucos, vizinho à cobertura de Lula em São Bernardo, e pela aquisição do terreno que serviria de sede para o Instituto Lula.

Nesse caso, o ex-presidente Lula é acusado de receber propinas da Odebrecht por meio da aquisição de um terreno que serviria de sede para o Instituto Lula e pelo aluguel de um apartamento vizinho ao que mora na cobertura de um prédio em São Bernardo do Campo. A força-tarefa da Lava-Jato alega que Lula nunca pagou os alugueis ao proprietário do imóvel, Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai.

Em petição encaminhada a Moro no último dia 28, Glaucos da Costamarques afirmou que o não recebeu alugueis referentes ao apartamento vizinho ao que mora o ex-presidente Lula até novembro de 2015, após a prisão de seu primo José Carlos Bumlai.

No ofício encaminhado a Moro, o hospital confirmou as visitas de João Muniz Leite, contador ligado ao advogado do ex-presidente Lula Roberto Teixeira.

"Identificamos nos documentos ora anexados, 3 registros de visitas realizadas por João Muniz Leite, uma visita ocorrida no dia 3 de dezembro de 2015 e duas visitas ocorridas no dia 4 de dezembro de 2015", afirma o ofício, que ressalta que não encontrou registros de visitas de Roberto Teixeira a Glaucos.
No controle de visitas apresentado pelo Hospital Sírio-Libanês, constam três visitas de João Muniz Leite. No dia 3 de dezembro, o contador passou uma hora no hospital, das 14h24 às 15h24. No dia seguinte, voltou ao hospital e visitou Glaucos da Costamarques duas vezes no mesmo dia: primeiro das 11h53 às 12h22 e depois das 15h18 às 16h40.

Hoje, a defesa do ex-presidente Lula confirmou que possui os documentos originais. Entre os anexos apresentados pelos advogados do ex-presidente está uma declaração do contador João Muniz Leite.

Segundo Leite, ele teria prestado serviços contábeis a Glaucos da Costamarques de 2010 a 2015 e, durante esse período, o assessorou na elaboração do seu imposto de renda e na emissão de guias para recolhimento de impostos, incluindo os recibos de aluguéis de um apartamento para a ex-primeira-dama Marisa Letícia, já falecida.

"No ano de 2015 estive no Hospital Sírio-Libanês para tratar com o Sr. Glaucos de alguns assuntos, inclusivo dos recibos de aluguéis. Mas não corresponde à verdade que naquela oportunidade eu teria colhido do Sr. Glaucos as assinaturas em todos os recibos relativos à locação para a Sra. Marisa Letícia lula da Silva, e sim em apenas alguns meses, que embora tivéssesmos os recibos, os mesmo não estavam assinados", afirmou o contador.

Segundo o ofício do hospital, enviado hoje a Moro, não foram encontradas visitas de Roberto Teixeira não apenas a Glaucos, mas a outros pacientes do hospital no período. Porém, o próprio advogado, em seu depoimento ao juiz Sergio Moro, confirmou que se encontrou com Glaucos.

O advogado de Lula, Roberto Teixeira, alegou que estave no hospital para fazer um curativo, uma vez que tem problemas crônicos no coração e sofreu uma infecção hospitalar após um procedimento no hospital.

Glaucos Costamarques confirmou que Roberto Teixeira o pressionou para assinar os atais recibos. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget