\imprensa Viva
.

Panos quentes do mensalão. Ministros do STF são os maiores responsáveis pela corrupção da última década no país



No início do ano passado, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato é um “filhote maior” do mensalão, esquema de pagamento de propina a parlamentares no governo do ex-presidente Lula.

"Coincidência história nessa questão que é um modo governança no Brasil. Parece que os fatos hoje revelados revelam que os fatos de ontem não eram tão graves”, afirmou o ministro do STF.

Na mesma ocasião, o também ministro do STF Celso de Mello afirmou que o esquema de corrupção do petrolão tem diversos núcleos, como financeiro e político, com métodos “homogêneos” de atuação. O mensalão também se organizava em núcleos. Para Celso de Mello, os crimes investigados pela Lava Jato mostram uma organização criminosa de “projeção nacional”.

“Tais são as razões que me levam a constatar que as investigações promovidas pelo Ministério Público e a Polícia Federal, não obstante fragmentada em diversos inquéritos, tem por objeto uma vasta organização criminosa de projeção tentacular e de projeção nacional ordenada em níveis hierárquicos próprios, que observa métodos homogêneos de atuação, integra múltiplos atores e protagonistas, com clara divisão de tarefas", disse.

"Há núcleo político, financeiro, operacional e técnico, que buscam obter direta ou indiretamente vantagem de qualquer natureza, notadamente no âmbito do Estado”, completou o ministro.

O termo organização criminosa  foi lançado pelo então procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, que em 2006, encaminhou ao Supremo denúncia contra 40 mensaleiros, entre eles petistas estrelados — o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, um ex-presidente do PT, José Genoíno, Delúbio Soares, tesoureiro na primeira campanha vitoriosa de Lula, entre outros. E o chefe da “organização criminosa” seria o ex-ministro José Dirceu. Lula era o presidente da República e Dilma era ministra das Minas e Energia, além de ocupar o posto de presidente do Conselho da Petrobras, de onde foram desviados bilhões em recursos.

Apesar de todos os ministros do STF terem conhecimentos mais profundos sobre a organização criminosa que assaltou os cofres públicos por quase uma década e meia, apesar de todas as calçadas de Brasília estarem cansadas de saber que o grande chefe da quadrilha era o ex-presidente Lula, o petista foi poupado na ação penal 470. Lula se reelegeu naquele ano de 2006 e continuou comandando o assalto aos cofres públicos, agora de forma mais desenfreada ainda. Como se não bastasse tanta impunidade, Lula ainda elegeu e reelegeu sua sucessora em 2010 e 2014, tudo sob o olhar complacente das autoridades que deveriam zelar pelos interesses do país. O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, simplesmente ignorou vários relatos que apontavam Lula como chefe da quadrilha e permitiu que o esquema criminoso continuasse a pleno vapor.

Hoje, mesmo tendo se tornado um criminoso condenado, réu em seis ações penais e envolvidos em uma série de processos repleto de provas sobre seus crimes, com cinco imóveis confiscados, R$ 9.6 milhões bloqueados em suas contas. o ex-presidente Lula continua desfilando pelas ruas do país fazendo campanha para voltar à Presidência da República.

Se alguém ainda duvida que as maiores autoridades do Brasil têm rabo preso com Lula, o fato dele ainda estar em liberdade após roubar o país durante tantos anos significa o que? Mesmo com uma ficha criminal tão extensa, Lula ainda foi convidado para a posse da presidente do Supremo, a ministra Cármen Lúcia. Nesta brincadeira, a imprensa fatura com manchetes garrafais, as autoridades fingem que estão preocupadas e todos vão empurrando a situação vergonhosa com a barriga, como se não fosse com eles.


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget