\imprensa Viva
.

Em São Paulo, Obama ignora mais um pedido de encontro com Lula e critica populismo do petista durante discurso



O ex-presidente dos EUA Barack Obama voltou a ignorar pedidos de assessore de Lula para promover um encontro entre os dois ex-presidentes. Em seu discurso em São Paulo nesta quinta-feira, o ex-presidente americano criticou a ascensão do populismo, característica do lulopetismo no Brasil, e da xenofobia no mundo. Obama defendeu pluralidade democrática e o equilíbrio entre as correntes ideológicas.

— Vemos o aumento da xenofobia e do populismo da extrema-direita ou da extrema-esquerda. Contrapor "eles" a "nós" não é a direção certa. Precisamos abraçar a tolerância, o estado de direito e o pluralismo para realmente avançar, ponderou Obama.

Durante a palesta para líderes empresariais, Obama falou sobra a importância da construção da cidadania global. Ao abordar o tema da instabilidade política no mundo, o ex-presidente americano alertou para os riscos trazidos pela disseminação de notícias falsas pela imprensa e pelas redes sociais — citando as eleições americanas do ano passado, mas sem citar o emprenho da Rede Globo em promover a conspiração tramada pelo ex-procurador-geral da República, rodrigo Janot, com os criminosos da JBS-Friboi.

Obama está no Brasil para participar do Fórum Cidadão Global, organizado pelo jornal "Valor Econômico" com o Banco Santander e a AAdvantage. O ex-presidente americano já havia sido sondado por pessoas próximas a Lula antes mesmo de chegar ao Brasil, mas sua assessoria simplesmente ignorou os pedidos do petista para um encontro. Durante o evento nesta quinta-feira, Obama também fez questão de ignorar o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que não escondeu seu descontentamento por não ter sido 'chamado' para tirar uma foto com Obama. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget