\imprensa Viva
.

Réu solto está a cometer crimes para acobertar outros crimes, diz especialista sobre Lula.



A possibilidade do juiz Sérgio Moro determinar prisão preventiva do ex-presidente Lula é real, segundo a opinião de especialistas. Caso fique comprovado que houve fraude na confecção dos recibos apresentados pela defesa do petista à Justiça, não apenas Lula, mas seus advogados podem ser acusados de crimes como obstrução de Justiça, falsidade ideológica, coação de testemunhas e fraude processual.

Lula é réu e estaria cometendo crimes para acobertar outros crimes.

“Sob o ponto de vista processual penal, isso pode criar não a figura da obstrução à Justiça, mas fazer provas fraudulentas pode significar sim uma razão para prisão preventiva para garantia da instrução penal e correta obtenção de provas. E para a garantia da ordem pública no sentido de que não pode o réu solto ficar cometendo crimes" afirmou o  professor de direito penal da USP David Teixeira.

"No cotejamento das provas, que certamente o Moro fará, ele deverá analisar todos esses elementos (a comprovação desses pagamentos, o empresário dizendo que não recebeu, o pedido de assinatura dos recibos após a prisão do empresário amigo de Lula e primo de Costamarques, José Carlos Bumlai) e que demonstram indiciariamente a possibilidade dessas provas terem sido forjadas e fabricadas artificialmente para produzir uma pretensa verdade. Se estivermos diante dessa situação, podemos ter um crime de produção de documento falso e uso de documento falso" diz o professor de direito processual penal da PUC de São Paulo, Fernando Castelo Branco.

Com informações de O GLOBO
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget