\imprensa Viva
.

Lula tem 50% de chance de concorrer à Presidência, 0% de de chance de se eleger e 100% de chance de ser preso



Cresce um consenso entre os representantes da esquerda de que o ex-presidente Lula não possui os 30% de intenções de votos apontados em pesquisas recentes. Ativistas de esquerda alegam que os 30% são o patrimônio de toda a esquerda brasileira e que qualquer outro candidato que venha a integrar uma aliança ampla entre os partidos que formaram a base de apoio aos governos petistas terá o mesmo resultado que Lula ou até melhor, tendo em vista os altos índices de rejeição do petista.

Este raciocínio faz sentido. Embora Lula ainda possa contar com a preferência do eleitorado analfabeto, sem acesso a informações e isolados em rincões de pobreza no nordeste, este universo representa menos da metade dos que admitem alguma preferência pelo petista.

Analistas também avaliam que ainda é prematuro para afirmar que Lula tem realmente os 30% apontados em pesquisas recentes. O jogo ainda não começou e os candidatos ainda não entraram em campo com suas propostas. Num cenário hipotético e pouco provável com Lula no páreo para 2018, a preferência pelo petista deve ser dramaticamente minada por outro candidato da esquerda que ainda não apareceu, mas deve surgir a partir de alianças de siglas mais à esquerda.

O faro é que setores da esquerda já estão decepcionados com a incapacidade de Lula de arejar o debate político no novas ideias alinhadas com a esquerda. A conclusão cada vez mais consensual entre correntes progressistas é a de que Lula se esgotou em sua obstinação em querer arrastar sua defesa criminal para o campo político. O resultado é o seu discurso repetitivo, óbvio e ultrapassado. As mesmas piadas, as mesmas provocações, as mesmas metáforas e a promessa vaga de recuperar a economia gerando milhões de empregos. Trata-se de um discurso populista concebido para atrair multidões de miseráveis, mas nem isso ele está conseguindo. Os próprios militantes do PT e dos movimentos sociais que acompanham o petista para inflar seus atos políticos não conseguem vibrar diante de suas técnicas manjadas de animador de platéia de afinidade.

Embora ainda esteja respirando, Lula já foi liquidado por obra e arte de sua autoria. As chances do petista concorrer à Presidência, na melhor das hipóstases, são de 50%. Mesmo que consiga este feito, que vai ficar feio para o Brasil e suas instituições, Lula tem exatamente 0% de chance de se eleger e 100% de chance de ser preso. Antes ou depois das eleições. Réu em seis ações penais, alvo de outros seus inquéritos na Justiça, condenado no caso do triplex e praticamente condenado no caso Odebrecht, só mesmo um milagre para livrar Lula de seu destino: a cadeia.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget