\imprensa Viva
.

Lula se tornou uma caricatura de si mesmo. Incapacidade de se renovar revela que o medo de ser preso esgotou o mito



Cresce um consenso entre os representantes da esquerda de que o ex-presidente Lula não possui os 30% de intenções de votos apontados em pesquisas recentes. Ativistas de esquerda alegam que os 30% são o patrimônio de toda a esquerda brasileira e que qualquer outro candidato que venha a integrar uma aliança ampla entre os partidos que formaram a base de apoio aos governos petistas terá o mesmo resultado que Lula ou até melhor, tendo em vista os altos índices de rejeição do petista.

Este raciocínio faz sentido. Embora Lula ainda possa contar com a preferência do eleitorado analfabeto, sem acesso a informações e isolados em rincões de pobreza no nordeste, este universo representa menos da metade dos que admitem alguma preferência pelo petista.

Analistas também avaliam que ainda é prematuro para afirmar que Lula tem realmente os 30% apontados em pesquisas recentes. O jogo ainda não começou e os candidatos ainda não entraram em campo com suas propostas. Num cenário hipotético e pouco provável com Lula no páreo para 2018, a preferência pelo petista deve ser dramaticamente minada por outro candidato da esquerda que ainda não apareceu, mas deve surgir a partir de alianças de siglas mais à esquerda.

O faro é que setores da esquerda já estão decepcionados com a incapacidade de Lula de arejar o debate político no novas ideias alinhadas com a esquerda. A conclusão cada vez mais consensual entre correntes progressistas é a de que Lula se esgotou em sua obstinação em querer arrastar sua defesa criminal para o campo político.

O resultado é o seu discurso repetitivo, óbvio e ultrapassado. As mesmas piadas, as mesmas provocações, as mesmas metáforas e a promessa cada vez mais vaga de recuperar a economia gerando milhões de empregos. Trata-se de um discurso populista concebido para atrair multidões de miseráveis, mas nem isso ele está conseguindo. Os próprios militantes do PT já não conseguem vibrar com suas técnicas manjadas de animador de platéia de afinidade. Esta surpreendente falta de capacidade de formular uma única frase que faça algum sentido só comprova uma coisa: a certeza de que vai ser preso fez com que Lula se desconectasse da realidade. Nenhuma pessoa razoável consegue digerir as falas daquele que cara que conseguia contagiar multidões. A Lava Jato fez  Lula se tornar uma caricatura de si mesmo.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget