\imprensa Viva
.

FBI na cola de Joesley. CPI da JBS vai acionar acionar polícia americana para investigar açougueiro criminoso



Os problemas com a Justiça dos açougueiros Joesley e Wesley Batista estão apenas começando. Os dois foram indiciados nesta quinta-feira, 21, pela Polícia Federal pelo crime de uso privilegiado de informações do mercado financeiro. Eles estão presos na carceragem da PF em São Paulo desde a semana passada e já tiveram dois habeas corpus negados.

Para piorar, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da JBS pretende investigar os negócios do grupo J&F nos Estados Unidos e que envolveram dinheiro do BNDES. A comissão deverá aprovar um pedido de acordo de cooperação de autoridades brasileiras com o Federal Bureau Investigation (FBI) e também com o Federal Reserv System (FED), o equivalente ao Banco Central norte-americano. O objetivo é investigar aquisições feitas pela JBS naquele país.

"É de suma importância a cooperação das autoridades americanas no sentido de elucidar estas operações e dirimir quaisquer dúvidas sobre possíveis ilícitos realizados com dinheiro do BNDES nestas operações" - conclui o Delegado Francischini (SD-PR), sub-relator da CPI da JBS.

As autoridades americanas já iniciaram uma série de procedimentos investigativos contra os executivos da JBS nos EUA. A remessa de relatórios sobre as atividades ilícitas do grupo no Brasil deve contribuir para o aprofundamento nas investigações. O negociava um acordo com o Departamento de Justiça Americano, por meio de ex-procurador-da República, Marcelo Miller, mas as negociações foram interrompidas logo após a eclosão do escândalo criminoso dos irmãos Batista no Brasil envolvendo o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. As autoridades americanas não negociam com interlocutores sob suspeição, confirmou o departamento de Justiça daquele país. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget