\imprensa Viva
.

Apesar de ter sido ‘covarde e desleal’ com Lula, Dilma e o PT, partido ainda avalia expulsão de Palocci com cautela.



Um dos homens mais influentes do PT, o ex-ministro Antonio Palocci, desferiu o mais duro golpe contra o ex-presidente Lula na Lava Jato na semana passada.  O depoimento do médico sanitarista de 56 anos contra Lula e o PT foi simplesmente devastador e suficiente para enterrar 37 anos de narrativas.

A revolta entre os petistas e o silêncio embaraçador dos dirigentes do partido não é para menos. Palocci é cofundador do partido, foi duas vezes prefeito de Ribeirão Preto (SP), uma das principais cidades administradas pelo PT, foi presidente do PT de São Paulo e ocupou postos-chave nos governos Lula e Dilma. E foi justamente com base em toda esta vivência nos altos escalões do partido que Palocci pode descrever com tanta propriedade os crimes atribuídos ao partido e aos dois ex-presidentes Lula e Dilma.

Segundo dirigentes do partido, não é nenhum exagero afirmar que o depoimento de Palocci ao juiz Sérgio Moro foi de fato devastador. "O que ele disse pode significar mais uma condenação e a prisão do Lula e já provocou uma enorme retrocesso nas alianças que estavam em andamento com outros partidos e líderes políticos. Todo o esforço de Lula em sua Caravana pelo Nordeste foi em vão".

Segundo interlocutores, "Lula ficou totalmente anêmico após o depoimento do ex-ministro. Todo aquele ímpeto observado durante a caravana se desvaneceu e há agora o enorme receio sobre o interrogatório previsto para o próximo dia 13 com o juiz Moro. O desserviço prestado por Palocci ao ex-presidente e ao partido não poderia ter vindo em hora pior".

Apesar de ter provocado tantos 'transtornos', os dirigentes do PT se dividem quanto a expulsão de Palocci dos quadros do partido. O dilema gira em torno da postura do partido quanto a outros membros do partido condenados por crimes, como José Dirceu e José Genoíno, que não foram expulsos. Apesar dele ter sido ‘covarde e desleal’ com Lula, Dilma e o PT, sua expulsão acabaria evidenciando este fato agora. Outro fato que tem sido debatido nos bastidores é que Palocci revelou apenas fatos já investigados na Lava Jato, mas poupou muita gente no PT. Sua conduta neste sentido, é motivo de gratidão para muita gente ainda. Outros dizem que Palocci fez muito mais pelo partido e por vários políticos eleitos pela legenda do qualquer outro integrante. Muitos ainda devem muito ao ex-ministro, confirma um dirigente.


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget