\imprensa Viva
.

STF ignora anseios da nação há muito tempo. Em 10 anos, Corte rejeitou 80 pedidos de suspeição contra seus ministros



A sociedade foi para as ruas neste domingo para pedir o afastamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) , Gilmar Mendes, de casos em que mantém algum tipo de relação com os criminosos que beneficia com habeas corpus. Na esteira do patrocínio ostensivo da impunidade, o ministro já mandou soltar criminosos ilustres com os quais mantém algum tipo de relação comercial, como o empresário Eike Batista e os chefes da organização criminosa que comanda a máfia de transportes coletivos no estado do Rio de Janeiro.

Uma matéria publicada no jornal Estadão comprova que o STF está de costas para a sociedade há muito tempo. O jornal fez um levantamento que aponta que nenhum pedido de impedimento ou suspeição de ministros do Supremo levado à Corte foi atendido nos últimos dez anos. "Todos os casos que foram rejeitados pelo presidente do STF da época não tiveram os méritos discutidos pelo colegiado. Entre 2007 e este ano, chegaram à Corte 80 arguições de impedimento ou suspeição".

Pelas regras do Tribunal, só o presidente ou o plenário do Supremo pode afastar um dos ministros do julgamento de uma ação. O presidente da Corte é o relator do caso e pode decidir de forma monocrática se entender que há um vício formal ou jurisprudência já consolidada sobre o tema, sem precisar levar a debate no plenário. A atual presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, costuma elaborar belas frases exaltando a democracia, mas parece completamente surda quanto aos apelos das ruas.

Leia a matéria completa no Estadão
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget