\imprensa Viva
.

Porque a Globo e seus satélites têm tanto medo da CPI do BNDES proposta pelo governo?



A Rede Globo e seus satélites simpatizantes dos irmãos batista da JBS, que ganharam um habeas corpus eterno do amigão Rodrigo Janot, o controverso procurador-geral da República em fim de carreira, estão em pânico com a instalação da CPI do BNDES.

A Comissão apresentou um documento esta semana contendo o mapa dos trabalhos e indica que há uma  série de tarefas que contemplam o esclarecimento de "objetivos" e "benefícios" de acordos de delações premiadas e de leniência firmados por empresas que contraíram créditos suspeitos junto à instituição durante as administrações petistas de Lula e Dilma.

O temor de muitos é que o plano de trabalho represente uma ameaça a coisas que estão muito bem escondidas dos brasileiros até o momento e permita que senadores apurem as motivações e condições em que os irmãos Batista, do grupo JBS, firmaram acordo com o Ministério Público. Segundo a Folha, também podem ser alvo ainda dessas investigações os acordos firmados por empresas como a Odebrecht, cuja delação envolve 24 senadores.

A proposta deve ser analisada nesta quarta-feira (16) pela comissão.

Embora não leve o nome de "JBS", a comissão foi criada na esteira do escândalo que atingiu em cheio o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ambos gravados pelo empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo.

O presidente da comissão, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse à Folha que não vê problema de a CPI investigar os irmãos Batista.

Ele diz ainda que o objetivo da comissão não é apenas investigar os empréstimos concedidos ao grupo dos irmãos Batista. Além dos empresários, Alcolumbre afirma que o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, poderá ser convidado a prestar esclarecimentos sobre as motivações e as condições do acordo de colaboração.

O relator da CPI, Roberto Rocha (PSB-MA), diz que os irmãos Batista devem ser convidados a dar explicações. "Não há dúvida, pelo que me falaram, que os irmãos Batista serão convidados ou convocados", disse, explicando que os requerimentos serão apresentados pelos integrantes da comissão.

"Acredito que eles são os mais interessados em fazer isso. Todo mundo espera que eles possam dar uma explicação de seus procedimentos em relação ao uso dos recursos do BNDES e a oportunidade melhor que tem será essa, sem dúvida nenhuma", afirmou.

Por sua proposta de instalação, aprovada pelo Senado este mês, a CPI vai apurar linha de crédito oferecidas pelo BNDES nos últimos 20 anos.

TEMER

O presidente Michel Temer recebeu nesta terça-feira (15), mesmo dia em que a CPI apresentou sua proposta de atividades, tanto o presidente quanto o relator da comissão. O Palácio do Planalto fez questão de deixar sua assinatura e registrou todos os compromissos na agenda oficial do presidente. Ao que tudo indica, trata-se de uma movimentação inequívoca do governo de tentar esclarecer fatos tenebrosos sobre seus detratores. Tem muita gente com medo. Nos escritórios da JBS e em várias redações do país. Já andam dizendo por aí que CPI's não costumam dar em nada.

O açougueiro da Friboi também está com o pé atrás sobre o que vem pela frente e já até passou máquina na cabeleira. Vai que...

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget