\imprensa Viva
.

Nova denúncia contra Lula, a 7ª, pode envolver esquema criminoso no Instituto Lula



O ex-presidente Lula deve se tornar alvo da 6ª denúncia criminal por parte do Ministério Público Federal do Paraná, no âmbito da Operação Lava Jato, nos próximos dias. Uma intrincada teia desvendada pelas investigações deve envolver o petista de forma irresistível em mais um processo em que se tornará réu pela sétima vez.

Trata-se do inquérito envolvendo o práticas criminosas do petista nas atividades do Instituto Lula, que chegou a ser fechado por decisão do juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, que decidiu suspender as atividades do Instituto Lula, afirmando que a entidade era na verdade o escritório da organização criminosa comandada pelo ex-presidente Lula, que usava o local para tratar de negócios ilícitos, receber propinas e tratar de negociatas com criminosos.

Uma semana depois, em 16 de maio deste ano, o desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1), derrubou decisão de primeira instância da Justiça Federal em Brasília e autorizou a entidade ligada ao ex-presidente retomar suas atividades.

Mas investigação relacionada com a autuação da entidade que leva o nome do ex-presidente não parou. O instituto chegou a ser multado em cerca de R$ 2 milhões por desvio de finalidade. A principal irregularidade identificada nas auditorias realizadas pela Receita Federal foi o pagamento de R$ 1,3 milhão, nos anos de 2013 e 2014, para a empresa G4 Entretenimento, que pertence a Fábio Luís, filho do ex-presidente; e a Fernando Bittar, dono do sítio de Atibaia.

As investigações convergem para uma conclusão bastante elementar: Lula recebeu propinas através de seu Instituto e repassou o dinheiro aos possíveis laranjas para que pudessem comprar a propriedade em Atibaia. Os repasses criminosos ao Instituto Lula já forma confirmados por delatores, como Joesley Batista, Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro.

Ao que tudo indica, o Ministério Público no Paraná já possui um vasto arsenal probatório para oferecer a denúncia contra Lula na investigação sobre seu Instituto. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget