\imprensa Viva
.

Dilma, Lula e petistas não querem reabertura de investigações criminais sobre “pedaladas fiscais” proposta pelo MPF



Fontes ligadas ao PI comentam que não foi bem recebida entre os líderes do partido a notícia de que Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) tenha determinado a reabertura de investigações criminais sobre as “pedaladas fiscais” do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Segundo dirigentes do partido, este não é o momento mais apropriado para "remexer" no caso, que será reencaminhado à Procuradoria da República no Distrito Federal – unidade do MPF que atua na primeira instância – para que um novo procurador da República conduza as apurações.

O constrangimento entre as lideranças do partido questionam a necessidade de reabrir as investigações um ano após a ex-presidente Dilma ter sido afastada através do processo de impeachment.

O temor no partido é o de que esta iniciativa tenha como propósito inibir a narrativa do golpe, uma vez que pode "ressuscitar o debate em torno de algo que já foi superado". Segundo membros do PT, Dilma e Lula temem que ocorra o uso "político" da investigação, de modo a causar "conturbações" no processo eleitoral de 2018. Era para ser o contrário. Dilma, Lula e os petistas deveriam vibrar com a possibilidade de ver os fatos esclarecidos antes das próximas eleições.

As pedaladas fiscais consistiram no atraso de repasses do Tesouro Nacional para que bancos públicos e outros órgãos oficiais pagassem obrigações do governo com programas sociais e empréstimos subsidiados. Por conta desses atrasos, as instituições tiveram de honrar as despesas com recursos próprios. Para o Tribunal de Contas da União (TCU), que reprovou as contas do governo Dilma, e o Congresso, que cassou o mandato da petista, as manobras foram operações de crédito ilegais entre os bancos e seu controlador, a União.

Ao contrário do que muitos imaginavam, Lula, Dilma e os defensores do PT não aprovaram a iniciativa. Se todos afirmam que a ex-presidente foi vítima de um golpe, por qual motivo rechaçariam a oportunidade de validar esta narrativa?


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget