\imprensa Viva
.

Cognição sumária quer dizer: é óbvio, está claro, não há dúvidas de que Lula é ladrão e roubou muito



“Cognição” significa conhecimento de algo posto sob exame. O ato cognitivo é ato de inteligência, de compreensão. A palavra “sumária” indica simplicidade, brevidade, concisão.

No direito, a cognição exauriente baseia-se em aprofundado exame das alegações e provas, o que cria um juízo de certeza. Na cognição sumária, o juiz decide com base em juízo de probabilidade da existência do direito (análise do fumus boni iuris e do periculum in mora)

Em outras palavras, a cognição sumária é um tiro de verdade. Um tiro de grosso calibre.

Na decisão em que transformou o ex-presidente Lula em réu pela segunda vez, o juiz federal Sérgio Moro foi bastante preciso em sua explanação sobre o papel inequívoco do petista no esquema criminoso que sangrou os cofres públicos ao longo de quase uma década e meia.

A síntese histórica de Sérgio Moro:

"Tramitam por este Juízo diversos inquéritos, ações penais e processos incidentes relacionados à assim denominada Operação Lava Jato.

Em grande síntese, na evolução das apurações, foram colhidas provas, em cognição sumária, de um grande esquema criminoso de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da empresa Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras cujo acionista majoritário e controlador é a União Federal.

Grandes empreiteiras do Brasil, especificamente a OAS, Odebrecht, UTC, Camargo Correa, Techint, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, Promon, MPE, Skanska, Queiroz Galvão, IESA, Engevix, SETAL, GDK e Galvão Engenharia, teriam formado um cartel, através do qual, por ajuste prévio, teriam sistematicamente frustrado as licitações da Petrobras para a contratação de grandes obras, e pagariam sistematicamente propinas a dirigentes da empresa estatal calculadas em percentual sobre o contrato".

"Em nova grande síntese, alega o Ministério Público Federal que o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva teria participado conscientemente do esquema criminoso, inclusive tendo ciência de que os Diretores da Petrobrás utilizavam seus cargos para recebimento de vantagem indevida em favor de agentes políticos e partidos políticos".

"O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento e participação direta no esquema criminoso", Moro aponta ainda uma série de circunstâncias em que Lula aparece como beneficiário de todo o esquema criminoso que vitimou a Petrobras, seja através de repasses milionários para seu partido, seja por meio de contratos falsos de palestras ou aquisição e reformas em imóveis de uso do ex-presidente.

Em Cognição sumária, conclui-se que além de ladrão, Lula era o chefe de todo o esquema criminoso. Por mais estúpido que um indivíduo possa ser, por mais mal intencionado que um jornalista possa ser, em Cognição sumária, não há como ignorar tantos fatos flagrantemente evidentes. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget