\imprensa Viva
.

Caravana de Lula é uma tragédia cara. Dirigentes do PT avaliam que teria sido melhor o petista ter ficado em casa



Nem bem chegou a metade e a caravana do ex-presidente Lula já está sendo considerada um fracasso político. Embora a estratégica de produzir belas imagens para explorar nas redes sociais tenha funcionado em parte, o público das cidades por onde Lula passou não se animaram a ir ver o petista falas e foi preciso aumentar os gastos para deslocar militantes por várias regiões, a fim de evitar comícios totalmente vazios. O predomínio do vermelho nas imagens denuncia a presença basicamente decorativa de militantes nos atos.

O experiente fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert,  era obrigado a fechar imagens em pequenos aglomerações, pra passar falsa impressão de multidão, enquanto seguranças se encarregavam de afastam o número significativo de opositores, predispostos a mostrar seu repúdio durante os atos do petista. Lula surtou em pelo menos três ocasiões quando viu o público ir para casa ao final das atrações convocadas pelo organizadores. O esvaziamento dos atos antes de sua entrada triunfal no palanque foi apenas uma pequena amostra da pouca paciência do brasileiro com o velho discurso do petista.

Se por um lado, o objetivo do PT era tentar construir uma narrativa em que o ex-presidente aparece como um grande líder do nordeste, a caravana serviu para revelar aos opositores que Lula já não tem tento apelo junto ao povo da região como se esperava. Os  opositores souberam explorar os fracassos da caravana nas redes sociais e expuseram a vulnerabilidade do petista em várias circunstâncias.

Um dos episódios mais emblemáticos foi a recepção de Lula em sua chegada ao Recife, capital de sua terra natal, Pernambuco. Os veículos com militantes e integrantes da CUT e MST atrasaram e Lula acabou tendo que descer do ônibus sem ter praticamente ninguém para recepcioná-lo. Horas mais tarde, Lula tentou se aproximar de lideranças políticas locais que se reuniam na casa da viúva do ex-governador Eduardo Campos e foi até a casa de Renata Campos sem ser convidado. Uma equipe flagrou a chegada do petista, que evitou falar com a imprensa.

A chegada da ex-presidente Dilma também não ajudou em nada na caravana. Lula acreditava que a reedição da dupla contagiaria o publico, mas os atos em que os dois participaram foram mais esvaziados ainda e Dilma acabou sendo dispensada de acompanhar a caravana até o final. Apesar das resistências, Lula não quer nem ouvir falar sobre o cancelamento antecipado da caravana.

Acompanhe no vídeo abaixo as impressões de José Romario Oliveira Filho sobre a Caravana da Vergonha de Lula:

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget